Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

18 de abril. Homenagem a Monteiro Lobato.


O escritor e tradutor José Bento Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté- SP ficou conhecido pelo grande número de obras literárias, a maioria voltada para o público infantil. Monteiro Lobato, falecido aos 66 anos, destacou-se também por suas idéias empreendedoras, pois acreditava obter recursos através do petróleo, iniciando a perfuração do solo, sem que pudesse concluir o seu projeto, devido a enormes dificuldades de características políticas e sociais. A data de 18 de abril consta do calendário oficial como sendo ainda o Dia Nacional do Livro Infantil.
Escrever a respeito de Monteiro Lobato é para mim um grande júbilo, uma vez que, desde criança, já o admirava, orgulhando-me de fazer parte desta conhecida família. O meu avô, Manoel Tolentino da Silva Lobato foi jornalista, escritor e poeta em Recife, Pernambuco e, diferentemente de Monteiro Lobato, não chegou a ser conhecido nacionalmente, apesar de ter deixado, como herança cultural, considerável acervo literário.
Tendo em vista o merecido apreço atribuído a Monteiro Lobato, resolvi homenageá-lo, designando o seu nome para ser o meu patrono na ALJODE – Academia de Letras Joaquim Osório Duque Estrada, em Paty do Alferes, da qual sou um dos membros titulares e fundadores, sendo detentor da cadeira n 12.
Igualmente a inúmeros jornalistas, poetas e escritores de sobrenome LOBATO, espalhados pelo Brasil afora, venho procurando dignificar a minha origem,através de um trabalho sério de redação jornalística na região sul fluminense do Estado do Rio de Janeiro, somado ao empreendido durante 35 anos em empresa estatal, condição considerada por mim como já alcançada, levando-se em conta o gratificante reconhecimento dos inúmeros leitores, aos quais estou agradecendo, nesta oportunidade
Demarcy de Freitas Lobato
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato em 11/08/2006
Código do texto: T214437
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Demarcy de Freitas Lobato
Miguel Pereira - Rio de Janeiro - Brasil, 75 anos
367 textos (105468 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 18:30)
Demarcy de Freitas Lobato