Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O poder da necessidade

Cobria-me,o mais quanto podia, coas bordas do casaco, para evitar o frio, que enfeitava aquela tarde de junho na pequena cidade de cascavel, oeste do Paraná.
Saí para andar a esmo , na tentativa vã de fugir dalguns problemas, insistentes em atordoar minha cabeça. Incomodavam-me mais que o zero grau.
Avistei, noutro lado da rua, um homem cuja manga da camisa enrolada, denunciava não ter um dos braços. Ele tirou de um dos bolsos, um maço de cigarros. Sacudiu-o com  certo estilo e praticidade. Alguns cigarros apontaram fora. Abocanhou um e devolveu ao bolso o pacotinho. Tirou em seguida, do bolso da calça, uma caixa de fósforos. Mais que depressa, apanhei o meu isqueiro. Já ia atravessando a rua para ajudar aquele homem a acender o seu bastão nicotinoso, decidido a doar-lhe o meu isqueiro depois de faze-lo. (Ora! alguém com apenas uma mão deve usar isqueiros.)
Mas tal foi minha surpresa, que parei ainda em meio a pista; por sorte nada movimentada.
 Em apenas poucos segundos, o homem abriu a caixa ,tirou um palito e o riscou, acendendo o seu cigarro. Não preciso dizer, com apenas uma mão.
Ele percebeu minha presença e,obviamente, o meu espanto, qual certamente não lhe era incomum. Cumprimentou-me com um aceno de cabeça retomando sua caminhada.
Acabei de atravessar a rua e parti para o bar mais próximo, onde comprei uma caixa de fósforos.
Acabei com todos os palitos tentando reproduzir o feito daquele homem, pra ele tão simples.
Depois de ter as cabeças dos dedos queimadas, resolvi voltar para casa, e ,nunca mais, tentar esquecer os meus problemas.

Roni Muniz
Enviado por Roni Muniz em 13/08/2006
Reeditado em 19/08/2008
Código do texto: T215812
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para www.epossivelserfeliz.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Roni Muniz
São João de Meriti - Rio de Janeiro - Brasil, 49 anos
129 textos (16836 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 04:08)
Roni Muniz