Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Habitação

Habitação

Desde que o homem "desceu" da árvore ele vive à procura de um lugar seguro para se esconder das intenpéris e dos animais selvagens. Com o passar do tempo, constituiu familia, e as necessidades se tornaram maiores. Além de proteger a prole, havia a necessidade de ter algum lugar para guardar seus pertences, poucos , mas os tinha, além de armanezar o pouco de alimento; frutas, raizes, carnes de caça e peixes. Nessa busca insessante, se abrigou em troncos ocos de árvores, grutas, cavernas, fez giraus, palhoças, cabanas, casas de sapê, de varas, barrotes, de madeira, de pedras, nas florestas, nas montanhas, nas planícies, no deserto e as atuais casas de alvenaria. Em dado  momento, por falta de espaço, começou a fazer uma sobre as outras e acabou inventando os prédios de apartamentos; assim se denominou em função do alto custo, e para baratear, os fez menores, ficando apertados, daí o nome apertamentos.
Os mais abastados sempre tiveram condições de aquirirem ou construirem seus "abrigos", em forma de castelos, palácios, palacetes, mansões, solares, sobrados, duplex, triplex, coberturas, e mundo de denominações para açular a inveja dos pobres.
Muito se tem falado em moradias populares. Projetos mil, para o Brasil. O povo necessita de moradias dignas, mas o poder público não consegue acompanhar o ritmo do crescimento populacional. Mesmo com a diminuição da taxa de natalidade, o déficit que já  era enorme, amplia se com o êxodo rural. Fica difícil a solução. Temos bons projetos, difícil é a adequação tempo/espaço. Ocorre em todas as cidades as invasões de terrenos, o crescimento de favelas, a tomada de morros e mangues, as beiras de rodovias, sob os fios de alta tensão, ao longo dos trilhos; é de dar pena ver  humilhação de pessoas morando em "caixote" sem a mínima condição de higiene e conforto.
Já vimos governador em época de eleições, fazer com o povo mutirão, à mostra para a televisão ( a rima não foi forçada, apenas extraída da verdade eleitoreira, se é que existe alguma verdade nesse contexto ). Projetos do antigo BNH, das Coabs, casulos, mutirões, etc.
O IPT em São Paulo e outros tantos Institutos e Centros de Pesquisas das Universidades, a iniciativa privada, todos têm capacidade para desenvolvimento de pesquisas... falta investimento, coragem e determinação governamental.
Talvez os políticos possam , como deuses mitológicos, transformar cada pai de familia desabrigado em um joão de barro. Assim cada qual construiria sua casa própria. Só temos um problema... com o desmatamento, faltariam árvores.
GDaun
Enviado por GDaun em 13/08/2006
Código do texto: T215902

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
GDaun
Lupércio - São Paulo - Brasil, 72 anos
653 textos (43016 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 11:52)
GDaun