Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Natal

Natal  é um adjetivo relativo a nascimento, natalício. Dia do nascimento. Dia em que se supõe ter nascido Jesus.
No Evangelho não há precisão da data de nascimento do Cristo. É arbitrária a data de 25 de dezembro, tudo leva a crer que o clero romano haja indicado essa data em virtude de coincidir com a festa pagã romana do solstício , Festa ao deus Sol, comemorada na Roma antiga em 25 de dezembro. Estudos relatam que tal data foi opção do Papa Julio I no século IV.
O Natal é a maior festa comemorada no Brasil. Dá origem a um enorme ciclo de bailados, autos tradicionais, bailes, comemorações, etc.
Consomem-se alimentos típicos , alguns de pura tradição européia, e os  de maiores posses, importam produtos de elevado preço, a grande maioria desses produtos não fazem parte do cotidiano brasileiro, mas em festa, se mostra a tradição, por vezes maior é a ostentação.
Libertinagem e cupidez as rédeas soltas,  bebida é bebemorada ,  aumenta a embriaguez, assim também a estupidez.
Enfeitam pinheiro com "neve" e Papai Noel ambos apenas pela influência da mídia e o comércio nada tendo à ver com o Brasil e muito menos com Jesus.
Montam-se presépios com animais de plástico, sem saberem que os mesmos só passaram a existir após a instalação rústica de uma comemoração natalina por São Francisco de Assis ( só podia ser ele, o amigo dos animais) no ano de 1.223.
Entre presépios, neve, pinheiro, árvores enfeitadas com micro lâmpadas do Paraguai, bacalhau, leitoa, perú, nozes, avelãs, e mil outras guloseimas, às vezes pagas com o bendito cheque especial, ao qual no dia 26 hão de correr para haver fundos, presentes aos montes, para avôs, mães e pais, filhos, netos, afilhados, sobrinhos, vizinhos  e até para o cachorrinho, pegunto :
Onde está o aniversariante?
Não tem bolo;
Não tem velinhas;
Não tem o parabéns pra você;
Esqueceram de convidar o mais importante -
O Aniversariante.
Natal deveria ser a festa de comemoração com alegria e discreção, com amor e carinho, mas com a permanente lembrança que o Aniversariante é nosso irmão Maior, o Governador da Terra.
Bebamos, comamos, trocamos presentes,  mas sempre com o pensamento voltado para ÊLE.
Nosso Irmão Maior, Amigo e Confidente não nos quer tristes, azedos, amargurados, mas sim alegres, festivos, compreensivos, fraternos e principalmente caridosos.
ÊLE nos quer amorosos , pois, é através do amor que se professa os ensinamentos legados pelo Santo Evangelho.
"Amar a Deus sobre todas as coisas e amai-vos uns aos outros, como vos amei " aí se encerram todos os dons, todas as virtudes e principalmente todos nossos defeitos.
Amigo Jesus, FELIZ ANIVERSÁRIO !
GDaun
Enviado por GDaun em 13/08/2006
Reeditado em 07/12/2007
Código do texto: T215944

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
GDaun
Lupércio - São Paulo - Brasil, 72 anos
653 textos (43015 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 02:16)
GDaun