Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Jonas Ressuscitou ...

No quinto livro dos profetas menores, encontramos a histó ria de Jonas,  filho de Amati.
Recebeu uma determinação do Senhor :  "Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e prega nela, porque a sua malícia subiu até à minha presença."    Jon. 1, 2.
Jonas não foi a Nínive (capital da Assíria), mas para "fugir da face do Senhor", tomou um barco rumo a Társis (cidade da Espanha). Não cabe aqui , divulgar os motivos que o levaram a tomar tal atitude  ( a mudança de rota pode ter sido causada pela própria  Natureza do Pai, para que se cumprisse os desígnios divinos ), mas o fato da desobediência acarretou em forte tempestade pondo a segurança do barco em risco. Os marinheiros sabendo da existência de um desafeto a bordo o atiraram ao mar ( aqui outra dúvida , de como os marinheiros sabiam que Jonas era o fugitivo do Senhor; mais uma vez a intervenção divina.), e o mar se acalmou.
Caindo nas águas, foi engolido por um enorme peixe (tal vez , baleia). Orou, se recriminou, suplicou , arrendeu-se dos desatinos cometidos e  fez promessa de sacrifícios. Depois de três dias e três noites, o peixe vomitou-o nas areias da praia.
O Livro de Jonas nos leva a crer que Deus governa as criaturas ainda quando estas não querem obdecer, e que os castigos proclamados pelos profetas visam a conversão dos homens, sejam crentes ou não, seria essa a intenção moral do sentido racional do Livro.
Nas orações, ainda no ventre do peixe,  Jonas diz : Fui rejeitado de diante dos teus olhos; todavia verei ainda novamente o teu santo templo . Jon 2, 5
As águas me cercaram até à vida; o abismo encerrou-me em si, o mar cobriu-me a cabeça. Jon  2, 6
Desci até as raizes dos montes; os ferrolhos da terra encerraram-me para sempre; Tu, contudo, Senhor Deus meu, preservarás minha vida de corrupcão. Jon 2, 7.
Pelo que se lê, Jonas estava morto (três dias e três noites imerso  no líquido e dejetos  estomacais do peixe). Seu espírito pedia, clamava pela salvação, e a esperança era uma nova oportunidade , nenhuma outra que a ressurreição; e , pela vontade divina o mesmo ressuscitou .
Jesus usa essa passagem do Antigo Testamento ao afirmar : “Porque,  assim como Jonas esteve no ventre da baleia três dias e três noites,  assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra ... ora, aqui está quem é mais que Jonas".   Mat.  12, 40
Se o próprio Cristo usou a história de Jonas para aludir à sua ressurreição, não resta a menor dúvida de que Jonas também ressuscitou . As leituras e consequentes dúvidas servem para apimorarmos nossas reflexões, buscando na Sagrada Escritura respostas para a compreensão do presente em fatos do passado.
GDaun
Enviado por GDaun em 14/08/2006
Código do texto: T216011

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
GDaun
Lupércio - São Paulo - Brasil, 72 anos
653 textos (42989 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 00:54)
GDaun