A falta que faz olhar para o próprio umbigo

A falta que faz olhar para o próprio umbigo

Quantas pessoas você já criticou hoje? Quantas pessoas você já criticou essa semana?

Criticar mas de maneira incorreta, aquela que possui como único objetivo da critica, denegrir e tentar diminuir as qualidades do sujeito criticado ou ação produzida. Porque a critica em si é um argumento manifestado de forma verbal ou escrita que deveria ser para oferecer ao ser criticado a opção de crescimento naquilo que se faz, visto de um outro patamar, na visão da segunda e terceira pessoa.

Mas infelizmente o sinônimo de critica para a maioria das pessoas, é, a oportunidade de gritar a todos ouvintes o que uma pessoa tem de ruim, a maneira errada que ela conduz um projeto ou sua própria vida. As pessoa em geral, são excelentes críticos, quando a critica em questão é para apontar os defeitos de outra pessoa.

Mas e a capacidade de criticar a si próprio, você tem? O que pra mim nem se pode falar capacidade, isso é mesmo uma virtude, pois bendito seja aquele que olha pra si mesmo e consegue encontrar seus próprios defeitos sem ajuda de alguém. Se alguém chega pra você agora e pedir pra você falar cinco defeitos que você tenha, você consegue fazer isso facilmente?

Agora pede pra achar cinco defeitos em alguém que você conhece, você demora menos tempo que levou pra encontrar defeitos em você.

Essa ordem deveria ser inversa. Mas não é exatamente por esse fato , as pessoas estão predispostas a criticarem os outros, e não a si mesmos. Isso é observado em relações de amizade, trabalho, namoro e casamento. É tão fácil se incomodar e apontar os defeitos do outro, mas e quanto a nossos defeitos? Precisa mesmo que alguém tenha a iniciativa de fazer uma dissertação sobre nossos defeitos para que possamos ter coragem de aceitar e tentar mudar?

Quantas pessoas sofrem com coisas que alguém diz sobre ela, se sente ofendida, injustiçada, mas não percebe que o que fazem com ela agora é o mesmo que ela já fez tantas vezes com outras pessoas.

O dia que tivermos a virtude da auto-critica seremos ser humanos melhores, pois sempre que enxergamos nossos erros e queremos mudar, aprendemos com nos mesmos através de experiências que vivemos ao longo de nossas vidas, e so mesmo nossos problemas pra nos ensinar o valor de cada conquista, ate mesmo um simples conquista como descobrir em algo que estamos errando e podemos mudar. A auto critica é conseguir olhar para o próprio umbigo e saber por exemplo que, para criticar uma tarefa feita por alguém, você tem de estar apto a fazer a tarefa critica melhor que a pessoa a quem você direcionou tal critica. Mais que isso, olhar para o próprio umbigo é aceitar que não somos perfeitos e assim como erramos devemos ser serenos com quem esta errando, pois com a mesma severidade que julgamos seremos julgados.

Olhar para o próprio umbigo é saber que perfeitos não somos e nunca seremos, e por isso antes de criticar alguém deve se olhar para si mesmo e descobrir que a imperfeição não possuí exceções.

Thiago Paiva Moreira
Enviado por Thiago Paiva Moreira em 06/04/2010
Código do texto: T2181276
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.