Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Paixão... Que sentimento é este?

Às vezes nos apaixonamos perdidamente por alguém confundindo esse sentimento com amor mesmo sabendo que ele é totalmente diferente. É muito bom estar apaixonado.

Como diz o grande poeta Vinícius de Morais no refrão de sua música: “Quem nunca curtiu uma paixão, esse não vai ter perdão”.

Paixão... Que sentimento é este? Tão forte que pega a todos de surpresa, sentimento excitante, e ao mesmo tempo amargo, possessivo, cheio de egoísmo, de cobranças, que muitos sufocam e são sufocados. Paixões doentias que são levadas ás vezes para a morte.

A paixão que não traz seguranças interiores e confiança não tem como amadurecer, que não tem confiança em si próprio, jamais confiará no outro, não tem como se transformar em amor.

Quando não há diálogo e nem compreensão, a relação se torna amarga e insuportável e isso significa que é impossível qualquer crescimento interior e uma evolução espiritual de ambas as partes.

Na paixão o sexo é delirantes, vibrantes, quentes. A emoção em cada encontro é uma alegria e todos os encontros são como se fosse o primeiro, vive num constantemente sonhado. Alguns conseguem firmar uma união baseada apenas na paixão,mas geralmente não são duráveis .
 
A paixão cega e sonhadora consegue fazer com que alguns percam o tino e caiam no ridículo, às vezes se tornam chacotas do próprio parceiro.

A pessoa que está cega pela paixão não vê defeitos no outro, nem aceita tão pouco a pessoa como ela é, cada um sempre quer moldar outro a sua forma e, muitas vezes se surpreende fazendo coisas que jamais sonharia fazer um dia.

Tem medo de perder a pessoa que gosta apesar de saber que ninguém é eterno, e que também ninguém é de ninguém, que não há propriedade nem proprietários.  Pode até não admitir,mas o apaixonado vê mais externamente do que interiormente o ser que gosta.
 
Inconscientemente sabe que esse sentimento pode durar às vezes horas, dias, meses, alguns anos,mas a verdade é, que a paixão é delusor, deixam feridas que às vezes são difíceis de serem cicatrizadas,transformam alguns em masoquistas outros em sádicos. E eu pergunto: O que se ganha?
 
A paixão tem vários lados negativos, mas também tem o seu lado positivo, pois quando tudo se acaba, amadurecemos, crescemos interiormente e aprendemos a nos precaver de sofrimentos desgastantes.

A paixão que é realmente boa,a que se curtida é aquela que não nos faz sofrer, que não nos faz desgastar, aquela que é consciente e que sabe ela não perdura e que com ela podemos ganhar muitas experiências.

Lembre-se que as paixões são como os ventos que são necessários apenas para dar movimento à vida mesmo quando essas causem temporais.

06/09/2004

SBernardelli
Enviado por SBernardelli em 23/08/2006
Reeditado em 26/06/2009
Código do texto: T223043
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
SBernardelli
Caraguatatuba - São Paulo - Brasil
912 textos (289810 leituras)
25 e-livros (11513 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 04:18)
SBernardelli