Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

VALORES IMPRESCINDÍVEIS

          NASCEMOS DIFERENTES UNS DOS OUTROS, MAS, MESMO NESSAS DIFERENÇAS, NÓS NOS IGUALAMOS. A MAIORIA DE NÓS, NÃO TOMA CONSCIENCIA DISSO.
          PORQUE? PORQUE O DIFERENTE, POR SER DIFERENTE, TEM QUE SER EXCLUÍDO?
          TEMOS DE NOS CONSCIENTIZAR, E PROCURAR INCURTIR EM NOSSA SOCIEDADE, VALORES VOLTADOS PARA O EXTERMÍNIO DO PRECONCEITO.
           A DISCRIMINAÇÃO RACIAL, AINDA É VIVENCIADA ENTRE NÓS.UMA PARTE BASTANTE RAZOÁVEL, DA NOSSA SOCIEDADE, CONSIDERA ALGO VEXATÓRIO PARA O SER HUMANO, MENOSPREZAR SEU SEMELHANTE, PELA COR DE SUA PELE.CONSIDERA ABSURDAS E INACEITÁVEIS, AS CENAS DE RACISMO,QUE OCORREM COM BASTANTE FREQUENCIA NOS DIAS ATUAIS.MAS, EM CONTRA-PARTIDA, A UMA GRANDE FATIA DESSE BOLO SOCIAL, QUE MANTÊM ATITUDES RACISTAS, PRECONCEITUOSAS, E ATÉ ABUSIVAS, A OLHOS VISTOS. ATITUDES QUE DEMONSTRAM UMA PROFUNDA FALTA DE COMPREENSÃO, SOBRE O AMOR. SÃO VALORES DISTORCIDOS, QUE VÃO SENDO ABSORVIDOS, SEM NENHUM QUESTIONAMENTO INTERIOR.
            SEGUNDO ESTATÍSTICAS DO IBGE, EXISTEM ATUALMENTE NA POPULAÇÃO DO BRASIL, CERCA DE 46% DE NEGROS E PARDOS, MAS, SOMENTE 10% DESSE MONTANTE, ESTA NO ENSINO SUPEIOR.
            ISSO SÓ NOS FAZ, REFLETIR, SOBRE A QUESTÃO.
            ONDE ESTÃO OS VALORES? QUE VALORES SÃO ESSES, QUE PERMITEM, TAMANHA INJUSTIÇA?
             ESTAMOS EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, VIVEMOS RÁPIDAS TRANSFORMAÇÕES, MAS NOS FALTA ALGO. ALGO IMPRESCINDÍVEL.
              PRECISAMOS ACELERAR O PROCESSO, DE IMPLANTAÇÃO DE VALORES HUMANITÁRIOS. COM URGÊNCIA. VALORES QUE, DIGNIFIQUEM OS SERES HUMANOS, QUE REVELEM A IMPORTANCIA, DA IGUALDADE, ENTRE TODAS AS PESSOAS.
              SABEMOS QUE NÃO É FÁCIL, COMUNGARMOS, TODOS, DAS MESMAS FORMAS DE PENSAR E AGIR, MAS NÃO PODEMOS DEIXAR, O ETNOCENTRISMO, SE ENRAIZAR EM NOSSO MODO DE VER E, DE VIVER A VIDA.
               ACREDITAMOS EM UM SER SUPERIOR, EM UM DEUS TODO-PODEROSO, EM UM PAI AMOROSO, MAS, QUEM NOS GARANTE, QUE ELE, A QUEM DEVOTAMOS  TANTA FÉ, NÃO SEJA UM NEGRO? EM MUITOS CURSOS DE TEOLOGIA POPULAR, A QUE EU FREQUENTEI, FUI LEVADA A QUESTIONAR TAL INCÓGNITA, QUE PAIRA NO FUNDO DO MEU SER. POIS ESTUDANDO, ANALISANDO , LENDO LIVROS E MAIS LIVROS, LEVO-ME A CRER QUE DEUS NÃO PODERIA MESMO TER A PELE TÃO CLARINHA COMO APRENDEMOS, DESDE A NOSSA MAIS TENRA IDADE, A PENSAR. SEGUNDO A REALIDADE QUE  SE MOSTRA, PEREGRINAVA POR LUGARES QUENTES, SOB O CALOR DE UM SOL ESCALDANTE, NORMAL QUE FOSSE UM HOMEM  DE PELE  ESCURA. MAS... NÃO É ESTA A QUESTÃO , A QUE  ME PROPUS, AQUI RELATAR. FALO ISSO, RESPEITANDO CADA CRENÇA, CADA RELIGIÃO E CADA EXPRESSÃO DE FÉ. FALO PORQUE ACREDITO, QUE O AMOR NÃO TEM COR. PODE SER BRANCO, PRETO, AMARELO, INCOLOR...O AMOR CONSISTE EM ACEITAÇÃO, VISÃO E COMUNHÃO.
                ACEITAR O DIFERENTE E AS DIFERENÇAS, VENDO NELAS UMA FORMA DE EVOLUÇÃO. UMA EVOLUÇÃO INTERIOR E EXTERIOR.QUE SE FAÇA VISÍVEL A TODOS.
                VER O OUTRO EM PÉ DE IGUALDADE, VÊ-LO COM OS OLHOS DE DEUS. OLHOS QUE BRILHAM DISNTE DE TODOS, COM A MESMA INTENSIDADE.
                COMUNGAR COM O DIFERENTE AS SUAS DIFERENÇAS,SEM REJEIÇÃO. COMUNGANDO COM A DIFERENÇA DA COR, CLASSE SOCIAL, SEXO, RAÇA E ETC...
                O ETNOCENTRISMO, FOI UM CONCEITO BASE, DE MUITAS DOUTRINAS, QUE MARCARAM COM SANGUE, VERGONHA E MUITA TRISTEZA, A HISTÓRIA DA HUMANIDADE.
                 QUEM NUNCA OUVIU FALAR, DO APARTHEID, NA ÁFRICA DO SUL? DO NAZISMO, COMANDADO POR HITLER, NA ALEMANHA? E DO FASCISMO DE MUSSOLINI NA ITÁLIA?
                 A NOSSA ATITUDE, É A CHAVE DA MUDANÇA. NÃO PODEMOS COMPACTUAR, COM PROCEDIMENTOS DE HUMILHAÇÃO, IMPOSTOS A QUALQUER UM DOS NOSSOS IRMÃOS. VAMOS CRIAR VALORES, DE UNIDADE HUMANA. VAMOS COLOCAR CONCEITOS HUMANITÁRIOS EM PRÁTICA.
                 O AMOR, NÃO É DIFERENCIADO PELA COR, CLASSE SOCIAL, TAMPOUCO RAÇA OU SEXO. O AMOR NEM SE QUER, TEM MEDIDA. O AMOR NÃO TEM PRECONCEITO. ELE ESTA NO CORAÇÃO, QUE EM TODOS NÓS, TEM A MESMA COLORAÇÃO.
 


           
milizinha
Enviado por milizinha em 23/08/2006
Reeditado em 21/05/2011
Código do texto: T223287

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
milizinha
Rio do Sul - Santa Catarina - Brasil, 52 anos
637 textos (94407 leituras)
1 áudios (272 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 18:42)
milizinha