vizinho inimigo meu

ou política de boa vizinhança

Lembra-se dos bons tempos em que o vizinho era sempre um amigo para todas as horas? Da velha xícara de açúcar emprestada, da solidariedade nos momentos difíceis? Se você acha tudo isso uma bobagem, pelo menos, saiba con/viver como gente. Morar em comunidade requer respeito ao próximo e um pouco de civilidade.

1. O piso do seu apartamento é o teto do vizinho de baixo, o seu pé bate diretamente no ouvido alheio. Pise leve, elefantinho!

2. A janela do vizinho não é a sua sala de visita e o estacionamento não é lugar para bate-boca. Seja discreto, boquinha santa!

3. Se você tem bom gosto ou mau gosto musical não importa, mas não obrigue ninguém a ouvir música. Não moramos numa casa noturna. Diminua o volume, orelhinha!

4. Todos temos direito a um sono tranqüilo. Lembre-se da lei do silêncio: das 22:00 às 07:00h. Se isso é lenda, tenha bom senso. Faça silêncio, matraca de ouro!

5. Ninguém quer saber o que você pensa do seu marido ou do seu filhinho. Ninguém quer saber do seu passado. Pare de xingar, lingüinha de trapo!

6. Não buzine ou grite para chamar alguém. Seu lar não é bordel. Use a escada, preguiça ambulante!

7. Se você sempre quis ser cantor os moradores não tem nenhuma culpa. Vá cantar em outro palco, gogó de veludo!

8. Os espaços comuns não são o quintal da sua casa, play-ground nem depósito. Não suje, não estacione, não bagunce, porquinho!

9. O ronco do motor do seu carro é fenomenal, mas não estamos num autódromo. Pézinho de chumbo!

10. As suas roupas comuns dependuradas na fachada do prédio, qual bandeiras agitadas, parecem um estranho festival e não fazem feriado nacional. Trapinho colorido!

11. Se você não quer ou não sabe viver em sociedade, vá morar nos quintos dos infernos, querido egoísta!

Parágrafo único: Bom dia é bom e não faz mal a ninguém.

dori carvalho
Enviado por dori carvalho em 13/05/2010
Reeditado em 28/01/2011
Código do texto: T2254510
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.