Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Que Ética?

"A ética é daquelas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta".
(Valls, Álvaro L.M.)


O que é ética? Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, Ética e: O estudo dos juízos de apreciação que se à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.

Sabemos que nenhum homem é uma ilha, isso faz com compreendemos que a vida humana é convívio. Viver é Conviver. E é justamente com a convivência em sociedade que o ser humano se descobre e se realiza como um ser moral e ético.

E é com essas relações que surgem os problemas e as indagações morais. O que devo fazer? Como devo agir com certas situações?

Como devo me comportar perante aquela determinada pessoa? O que posso fazer contra a corrupção, as injustiças e etc.


O problema é que não estamos acostumados a refletir e nem buscar as razões das nossas escolhas, do nosso comportamento, os nossos valores.

A ética é a investigação sobre o que é valioso e o que realmente importa a nossa vida. Falar sobre ética é um tema muito difícil e delicado.

Fala-se de ética na política, na justiça... Fala-se de ética familiar; de ética profissional; de ética na amizade; de ética no amor...

Hoje a ética é um conjunto de moral, deixou de ser algo definido como algo único, pois hoje o que é ético para você, para muitos não é.

Penso que a ética está dentro de cada consciência. Há aqueles que não se esconde e faz tudo com ética, enquanto há muitos que não tem ética e que também não fazem nada com ética e não vê motivo nenhum em se ocultar, muito pelo contrário se mostram mais.

Hoje em dia a convivência familiar esta mais difícil, as pessoas nunca estão satisfeitas e as desarmonias dentro dos lares são maiores.

Com isso posso concluir que a falta de ética nessas pessoas estão péssimas.


Estamos cansados de ver o que a falta de ética está oferecendo a sociedade,à política, a educação, a todos os meios de comunicação, ao lazer e etc.

Como resgatar o que foi abandonado e esquecido? Vê como é difícil falar sobre ética?


Penso que se não regatarmos urgentemente o respeito e os valores familiares; o respeito e os valores dos educadores, dos idosos, e principalmente das crianças que é o nosso futuro, estaremos em um poço fundo e negro junto com a ética que já não existe mais, pois se muitas coisas foram destruídas e esquecidas, foi porque simplesmente todos se esqueceram de praticar a ética.

Ética... É algo que todos deveriam ter, alguns afirmam que têm,porem são poucos que levam a sério e cumprem com todo rigor.


27/08/2006
SBernardelli
Enviado por SBernardelli em 27/08/2006
Reeditado em 08/02/2014
Código do texto: T226745
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
SBernardelli
Caraguatatuba - São Paulo - Brasil
912 textos (290030 leituras)
25 e-livros (11513 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 07:58)
SBernardelli