Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Nome Estranho

Chega a ser até um problema psicológico, quando a criança na fase escolar tem que responder à lista de presença e as outras crianças sempre riem. Imagino a dona Josefa Buceta Salgado, como deve ter sofrido.
Algumas pessoas começam a sofrer desde que nascem, quando recebem dos pais o nome de batismo. A culpa pela escolha de um nome feio ou estranho pode ser jogada nos familiares, nos livros de nomes de bebês e até mesmo naquela vizinha palpiteira.

Não sei o que pode ser pior para um cidadão quanto ao seu nome: As piadas, os trocadilhos, a pronúncia ou escrita incorreta do seu nome. Como exemplo disto, um pai que queria que o nome do filho fosse Einsten, mas no cartório não entenderam a pronúncia e escreveram Weningsten.

Chega a ser até um problema psicológico, quando a criança na fase escolar tem que responder à lista de presença e as outras crianças sempre riem. Imagino a dona Josefa Buceta Salgado, como deve ter sofrido.

Fico pensando a respeitos dos nomes que possuem significados específicos, como Agripa ( Que nasceu com os pés para frente) – Hebraíco, Filipe (Amador de Cavalos) – Grego, Paulo (de baixa estatura) – Latim.

Falando em significados de nomes, se espantem: Raimunda não é aquela que é “feia de cara e boa de bunda”. Mas sim, “sábia poderosa, protetora”.

Tem gente que tenta mudar de nome pela justiça. Mas o processo chega a ser um vexame para o pobre coitado, pois precisa provar que seu nome lhe trás danos morais, com testemunhas e advogado. Acho que deveriam abrir processo contra os pais!

Dizem, não sei se verdade, que em Portugal tem uma lei que só permite o registro de nomes previamente listados, como Manuel que tem que ser com u (não pode ser Manoel) e Filipe e não Felipe.

Este texto não é por acaso, mas devido meu nome que além de incomum é precedido do nome do meu avô materno. Não é nada tão ridículo, como os nomes estranhos listados pela internet, mas já fui muitas vezes chamado de “girino” (uf!).

Depois de muito tempo, odiando meu primeiro nome e me apresentando sempre pelo segundo que é menos ruim, tentando entender “por que meus pais fizeram isto comigo”, resolvi aceitar. Afinal, não é todo dia que seu nome é dado a personagem de novela da Globo.

Por incrível que possa parecer, tem gente que acha bonito nome feio. Tanto, que colocam estes nomes em seus filhos. Vai se entender?

http://www.paginageral.com/bloggeral/opiniaogeral
Opinião Geral
Enviado por Opinião Geral em 30/08/2006
Reeditado em 30/08/2006
Código do texto: T228675
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Opinião Geral
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 43 anos
3 textos (118 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 12:53)
Opinião Geral