Perguntas & respostas #01: Buscando sentido num mundo sem sentido

“Quem sou eu e quem é você, nessa história eu não sei dizer...” – Trecho da música Rock Estrela de Leo Jaime.

...

Perguntas como estas, nos acompanham... talvez pelo resto de nossas vidas.

Talvez essa seja a grande busca do ser humano... quem somos, de onde viemos e para onde vamos.

Talvez essas perguntas nunca sejam respondidas.

Talvez seja isso que nos mova... essa eterna busca por identidade, por um propósito ou uma motivação.

A pergunta nos move, nos leva à várias direções... mas e a resposta?

A resposta nos limita? Talvez... mas as respostas que encontramos, nem sempre correspondem ou atendem às nossas expectativas.

A resposta nos motiva? Talvez... muitas pessoas passam a vida em uma busca alucinada por um sentido ou uma resposta, às vezes sem mesmo saber qual é a pergunta.

O que estamos fazendo aqui?

Qual o sentido de tudo?

Mais e mais perguntas que vão se acumulando ao longo de nossa existência.

Eu tenho uma teoria. Eu nos vejo como atores em uma peça, na qual não sabemos as nossas falas e fazemos tudo no improviso.

Vivemos os nossos dramas cotidianos, sem ter certeza de nada. A única alternativa é seguir em frente, pois a platéia (o mundo) espera isso de nós... afinal de contas, o show tem que continuar.

Vamos desempenhando vários papéis no decorrer de nossas vidas. Somos filhos, irmãos, sobrinhos, tios, parentes, vizinhos, professores amigos, inimigos, amantes... somos tanta coisa no pouco espaço de tempo que temos nesse mundo.

Muitas vezes me peguei pensando em qual seria o meu papel neste mundo... quais os que eu desempenhei por imposição ou necessidade? E quais os que eu fiz de vontade própria?

Bem... no último caso, bem poucos. Raras vezes, fazemos o que queremos.

Todo mundo espera algo de alguém... as pessoas contam e dependem umas das outras em diversos graus. Nossa vida civilizada e em sociedade nos exige isso. Por isso, fazemos o que é esperado de nós.

Temos poucas escolhas, essa é a verdade. Quem diz que faz o que quer, não está sendo inteiramente honesto. Eu diria que quando muito, fazemos ou que podemos e quando podemos.

Mas como eu disse, várias vezes me questionei sobre os papéis que desempenhei na minha vida. Ontem fui filho, hoje eu sou o pai; Ontem fui sobrinho, hoje eu sou o tio; E por aí vai... ao longo da minha vida, fui fechando ciclos e começando outros.

Quando eu separo todas essas partes que compõem o que eu fui, o que sobra? Quem eu sou? O que eu serei? Quais são os meus sonhos e planos?

Acho que chega um certo ponto na vida de todos, em que nos pegamos avaliando sobre as nossas escolhas... aí, entra o famoso “se”.

Se eu tivesse feito isso... se eu não tivesse feito aquilo. Sabe como é, não?

Mas de que isso adianta? Já passou... não adianta mais pensar sobre isso.

Viver é uma aposta... um ato de Fé. Ganham-se umas, perdem-se outras e vamos seguindo em frente... aos trancos e barrancos e do jeito que der.

Como eu disse antes, são perguntas e perguntas que vão se acumulando.

Por isso, sinto saudades de quando eu era criança e me perguntavam: “O que você vai ser quando crescer?”. Era tão fácil de responder... me pergunte hoje.

É aterrador não saber nada. Por isso, fico com a minha teoria... ela impede que eu enlouqueça e fique obcecado por um resposta, enquanto a minha vida passa por mim.

Prefiro a pergunta... ela me leva à várias direções. Se contorce dentro de mim e faz com que eu me mova, me inquiete.

A pergunta é a vida e a resposta, um final que eu não vou estar aqui para ver.

Que sou eu? Não sei... estou tentando descobrir.

Quem eu serei? Boa pergunta... quem sabe a resposta?

De onde eu vim? Até onde eu sei, daqui mesmo.

Para onde eu vou? Lá fora... vou sair de casa, pois tem um mundo de possibilidades me esperando.

Denis Correia Ferreira

05/07/2008~18:32

N.D.A.: Este texto, é a síntese de vários assuntos que tenho abordado em alguns textos meus e de alguns colegas do recanto.

Trata-se da eterna busca que todos fazemos nessa grande aventura chamada vida.

Quem pode explicar tudo?

Quem tem respostas para as questões existenciais?

Não saber de tudo é o que tornam as coisas mais interessantes.

Surpreender-nos, quando achamos que já vimos de tudo na vida.

Muitas frases, textos e letras de músicas me inspiraram na composição desse texto (como no trecho que cito no começo). Tentarei citar alguns aqui bem como os seus autores. Peço a ajuda de todos, caso eu erre em algum deles.

“... me diz... por que é eu o céu é a azul...” – Pais e filhos, De Renato Russo.

“... a arte de sorrir, cada vez que o mundo diz não...” – Brincar de viver, interpretada por Maria Betânia e escrita por Guilherme Arantes.

“... e o futuro, é uma astronave que tentamos pilotar...” – Aquarela, de Toquinho e Vínícius.

“... Pra onde eu vou? Pra onde eu vou? Venha também... pra onde eu vou.” – Fuga Nº 2, com Rita Lee e os Mutantes.

Tem muitos outros que irei lembrar e acrescentarei, assim que for possível.

Denis Correia Ferreira

05/07/2008~18:59

Conheça mais textos inéditos de minha autoria no Blog Terra dos Sonhos:

http://sonhosdesperto.blogspot.com

Ou se quiser, digite sonhosdesperto (tudo junto) em qualquer mecanismo de busca que você encontrará o blog Terra dos Sonhos.

Caso goste dos textos e do blog, torne-se seguidor e acompanhe os novos textos postados lá.

Denis (Dreamaker)
Enviado por Denis (Dreamaker) em 08/06/2010
Reeditado em 16/02/2024
Código do texto: T2307329
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.