COM O PASSAR DOS ANOS !

 

     Quando eu era criança e mesmo depois daquela fase em que custei a deixar de ser um tolo adolescente, uma das coisas que mais me incomodava era o fato de que um dia seria um velho, teria cabelos brancos, a pele enrugada , usaria óculos com lentes de fundo de garrafa, teria poucos dentes e falaria uma porção de coisas incompreensíveis.

     Nessa fase em que somos muitos parecidos com robozinhos idiotas, eu considerava simplesmente ridículo ter cabelos brancos e achava mesmo que os velhos depois de atingir uma certa idade deveriam ser transferidos para algum lugar em que pudessem circular sem que incomodassem os mais jovens, sempre mais ágeis, mais velozes e muito mais bonitos.

     Acontece que com o passar dos anos, à medida que ia adquirindo mais experiência e vivência, comecei a entender que a maturidade é das maiores dádivas que a vida nos oferece e saber viver e aproveitar essa maturidade é realmente para poucos.

     Começa que esse detalhe de ser ou não ser velho é apenas uma questão de ponto de vista, uma atitude do espirito , a forma mágica como conseguimos enfrentar e superar as situações que se apresentam no nosso dia a dia.

     Hoje, entendo bem os jovens e os adolescentes e percebo com toda clareza que eles, como aconteceu comigo, querem na verdade é se afirmar e se impor diante da vida. Mas é a vida  que nos impõe a forma de passar o tempo.

     Com o passar dos anos eu aprendi que a pressa é realmente a inimiga da perfeição , não querendo dizer com isso que ser lerdo ou lento, distraído ou complicado seja a melhor forma de viver a vida.

     Tudo bem que deixar que as coisas aconteçam com naturalidade seria o ideal , mas um empurrãozinho de vez em quando não faz mal nenhum.

     Com o passar dos anos consegui enxergar que a dor, os desenganos e algum sofrimento são absolutamente necessários nessa nossa caminhada pelo planeta. Primeiro porque nos ensinam a ver a realidade das coisas, os dois lados da moeda e que a vida não é só de alegrias e glórias. Segundo porque com cada tombo, cada tropeção e cada espinho cravado no peito nos fortalecemos, nos agigantamos e parece que as forças e a coragem se rejuvenescem para nos impulsionar sempre para a frente.

     Com o passar dos anos aprendi que amar é uma coisa não tão complicada assim. Amar, no seu mais amplo sentido, acima de tudo é se doar por inteiro, confiar e se entregar sem receios e falsos pudores e principalmente visar a satisfação do parceiro em primeiro lugar.

     O tempo me ensinou que o ficar é uma coisa interessante mas o permanecer é muito mais gostoso, muito mais saudável e infinitamente mais verdadeiro.

     Também posso me arriscar a dizer que o passar dos   anos me ensinou a conhecer melhor as mulheres. Elas, é bom que fique bem claro, são obras divinas, sublimes e não só pelo belo corpo que de uma forma ou de outra são grandes atrativos , mas são sublimes, divinas e porque não dizer magistrais, pela sua capacidade de amar, de dar e receber amor, dar luz e alegria a nossas vidas.

     Fico surpreso pela forma como muitos homens vêm as mulheres e eu mesmo me decepciono e me arrependo por não ter dado mais amor para as que cruzaram e estão na minha vida .

     Com o passar dos anos passei a ser mais otimista e confiante na firmeza dos meus passos e está certo que ainda estou aprendendo a dominar o medo de coisas banais mas ainda assim, se olhar para trás, nos tempos da minha juventude e adolescência, percebo claramente que o medo não deixa de ser a grande mola propulsora que sempre me levou às minhas melhores conquistas.

     E não posso deixar de comentar que o passar dos  anos me concedeu uma linda cabeleira prateada. Tudo bem que alguns fios começaram a rarear , mas o simples fato de me olhar no espelho e não me sentir diferente e nem velho,um inútil ou imprestável, me conforta e me deixa feliz .

     Com o passar do tempo eu aprendi a dar um passo de cada vez, além de ter percebido que o mais importante é tirar o máximo proveito e conhecimento de cada um deles , sem jamais me preocupar com os passos que já tiverem ficado prá trás.

     Sei que ainda tem muita coisa que possa aprender mas, com certeza, vou procurar sempre dar o melhor de mim embora , só o passar do tempo possa realmente fazer com que eu seja uma pessoa bem melhor do que hoje ainda sou.......

 

                   ******************


(....imagem google....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 13/06/2010
Reeditado em 06/03/2013
Código do texto: T2317813
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.