Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O BICHO PAPÃO DO PORTUGUÊS

    Se há quem diga que orações subordinadas sejam o bicho papão do português devido sua tamanha nomenclatura e seu uso excessivo de palavras monstruosas, dominadoras, morfológicas, sintáticas, porém, bastante sutis, fora a grande questão: o que é oração principal. Vejamos somente um detalhe: o seu uso no dia-a-dia de um estudante adolescentemente apaixonado que pretende desafiar seu português e as emoções do seu coração. Arriscou iniciar um bilhete a sua amada com uma oração subordinada.
    Muito embora, ele também pensou em dizer apenas um "Oi! Tudo bem!" ou um poema camoniano à Legião Urbana. Mas queria impressionar, tocar, fazer a garota se considerar como sua principal com uma oração subordinada substantiva, e ainda mais objetiva indireta, e para arrasar com os mortais cheios de hormônios, será reduzida de infinitivo.
    Riscou, rabiscou, transitou para lá para cá, mas nada. Nada. Por fim, sentindo-se vencido diante da gramática, deixou de lado a tal da oração subordinada substantiva objetiva indireta reduzida de infinitivo. E apenas escreveu:
     
              "Bia,
                   Quero te dizer...
Eclesia
Enviado por Eclesia em 07/09/2006
Código do texto: T234825
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Eclesia
Fortaleza - Ceará - Brasil
30 textos (4038 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 06:22)
Eclesia