Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

COMO MANTER A JUVENTUDE

Embora o corpo possa mostrar
as marcas inexoráveis do tempo,
nosso espírito não deve acompanhá-lo...
Osculos e amplexos,
Marcial

SAIBA COMO MANTER A JUVENTUDE
Marcial Salaverry
                                                                                                           
Para manter a juventude, não é preciso encontrar a famosa e tão procurada “Fonte da Juventude”.  É preciso apenas saber manter a juventude em nossa alma. Certo que é impossível mantê-la eternamente, pois a marcha do tempo é inexorável,  ele vem chegando, e sem a menor cerimônia se apossa da juventude de nosso corpo e a leva embora.
O que devemos defender com unhas e dentes, e não permitir que o tempo leve, é a juventude do espírito.  Este não deve e não pode envelhecer.
Apenas precisamos saber como manter o espírito jovem, se o corpo envelhece e que, com esse envelhecimento, arranja uma série de problemas, que fatalmente abalarão a força espiritual de qualquer pessoa, pois não é fácil acompanhar as limitações que a idade vai trazendo, à medida que vai avançando.
Li uma mensagem de Torres Pastorino, que dá uma bela idéia de como conseguir ganhar essa parada contra a inexorabilidade do tempo:
"Faça com que a juventude de seu espírito se irradie através de seu corpo, tenha ele a idade que tiver. Torres Pastorino"
Esse é o ponto crucial.  Manter a juventude do espírito e fazer com que ela se irradie.  Claro que isso não vai acabar com todas as doenças e mazelas que o tempo nos legou, mas será de grande valia no combate em que deveremos estar empenhados.
Para manter a juventude no espírito, devemos, inicialmente, aceitar o tempo.  Não devemos tentar nos  enganar sobre nossa idade.  Assumamo-la.
Nunca devemos nos entregar à idade.  Assumir é uma coisa, entregar-se a ela é outra.
Sempre devemos nos manter em atividade.  Preferencialmente com pessoas mais jovens.  Não para competir com elas, tentando provar que ainda tudo podemos fazer.  Mas sim, absorvendo o entusiasmo com que os jovens se dedicam às atividades (principalmente esportivas).  Não devemos tentar mostrar qualquer tipo de superioridade, mas sim, que ainda podemos estar ativos, apesar da idade.  Devemos sempre procurar atividades compatíveis com nossas condições.  Não adianta forçar a barra.
Sempre adotar uma máxima muito interessante: Idoso sim... Velho nunca...” sabemos que o tempo passou, mas não nos entregamos a ele.
Atualmente existem muitas atividades direcionadas especificamente para a “Melhor Idade”. É importante que as pessoas idosas não se transformem em velhos.  Procurem descobrir o que sabem e podem fazer.
Temos que descobrir algum talento oculto do qual jamais desconfiáramos,  e que pode aflorar, trazendo novos interesses, novas alegrias, nova razão para viver.
Essa é uma das melhores maneiras de se descobrir aquela energia que estava latente, e que não sabíamos descobrir.  Uma mudança sempre será benvinda, desde que para melhor.
As possibilidades dessa descoberta são muitas.  Não apenas na Internet, que abre uma gama enorme de recursos  e possibilidades direcionadas para essa finalidade, como também nos Cecons que existem em quase todas as cidades, e onde pessoas idosas têm possibilidades de fazer os mais diversos cursos e atividades, basta escolher o que mais gosta de fazer.
Daí pode se deduzir que só fica velho quem quer ficar.  Quem se entrega, e que não se ama o suficiente para poder amar a vida.
Quando tem a suprema felicidade de descobrir aquele talento oculto a vida inteira, então, fica mais gostoso ainda viver.
Aí é que o espírito rejuvenesce, e sentimos voltar toda aquela garra, aquela vontade de viver e superar obstáculos que tínhamos na mocidade.  E penso que todos temos um “algo mais” que não soubemos descobrir,  e é só detectá-lo.
Esse é o segredo para manter a juventude.  Sempre ter alguma meta para atingir. Nunca desistir da vida por causa da idade.
E com esse pensamento, desejo a todos UM LINDO DIA.
Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 10/09/2006
Código do texto: T236794
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19856 textos (1962849 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 02:16)
Marcial Salaverry