Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O PIQUENIQUE E A EFEMÉRIDE


No dia vinte e um de abril do ano de mil novecentos e ses-senta, bem cedinho, juntei-me aos meus amigos e nos dirigimos ao sítio Duas Lagoas onde faríamos um piquenique.
Cada um, munido do seu farnel e de seus sonhos, ou objeti-vos tomou o caminho em direção àquele local.
Na rodagem, enquanto caminhávamos, brincávamos pegan-do seixos para o jogo de xibiu, disputando corridas ou cantando emboladas. Apesar das brincadeiras, eu estava atenta aos pássaros e borboletas que voavam e pousavam de vez em quando na vegeta-ção e flores ali reinantes.
Na nossa caminhada, éramos sobressaltados por fogos, o que nos faziam voltar à memória histórica: era o dia de Tiradentes. Mas era também um dia muito importante para o Brasil atual; o nosso Presidente Juscelino Kubitschek inaugurava a nova capital do país: Brasília. A bela cidade planejada pelo arquiteto Oscar Ni-emeyer e construída com a participação dos candangos, na região central do Brasil, sediava a partir de então o poder governamental nacional.
Tivemos um dia muito agradável. À sombra gigantesca de uma árvore nos acomodamos e ali realizamos variadas brincadeiras ou atividades.
Mesmo entretidas nas nossas ações, não deixamos de ouvir, através dos rádios das casas próximas ao local, parte dos pronunciamentos das autoridades que se faziam presentes às festi-vidades de inauguração da nova capital.
No final do dia, voltamos cansados, porém felizes. Havía-mos cumprido o planejado.
Tanto para nós como para o Presidente Juscelino a missão estava cumprida.
marineusa
Enviado por marineusa em 12/09/2006
Código do texto: T238244

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (marineusantana@hotmail.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
marineusa
Brejo Santo - Ceará - Brasil, 71 anos
1726 textos (322789 leituras)
39 áudios (29264 audições)
18 e-livros (9104 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 17:57)
marineusa