Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A GUERRA DAS PESQUISAS


Nunca, na história recente do Brasil, foram realizadas tantas pesquisas eleitorais, em tão pouco tempo e com tamanha   generosidade na divulgação de seus resultados  como agora.

Nunca, também, se viu florescer tantos, mas tantos institutos de pesquisas como agora. Tem instituto para todos os gostos e gastos. A clientela desses institutos, formada basicamente por candidatos, que o diga.

No  universo das campanhas políticas, infelizmente,   tem  ocorrido, com freqüência, a  proliferação dos tais institutos, cujas   "pesquisas", quando divulgadas, servem para confundir ainda mais  a cabeça do eleitor, principalmente, a do indeciso,  ávido para encontrar um   norte para sua importante decisão nas urnas.

Também merece uma certa reflexão a atitude de muitos candidatos que, ao aparecerem liderando essas mesmas pesquisas, chegam a elogiar   tais resultados, porém, quando ocorre o inverso, ou seja,  quando seu principal adversário está na frente, tratam logo de colocar em dúvida a lisura   dos resultados  e, não raro, dos próprios institutos.

Diante da confusão generalizada que se instaurou por conta da crescente onda da indústria   das pesquisas eleitorais, aliada a tentativa de se querer massificar  a divulgação de seus resultados,  não é errada a tese de  que muito eleitor,  ao ser entrevistado  por tais institutos, pode muito bem afirmar ser indeciso,   quando, na verdade,  está apenas sendo cauteloso para, entre outros fatores, não compactuar com aquilo que não concorda (e até condena), na política.

 

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 14/09/2006
Código do texto: T240227
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Zacarias Martins
Gurupi - Tocantins - Brasil, 59 anos
139 textos (25669 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 10:15)
Zacarias Martins