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Romantismo-Administrativo ou Lero-Lero

   Não existe coisa mais fora de moda, e, às vezes, até constrangedora, do que os tradicionais slogans motivadores utilizados pelas empresas. Alguns para inspirar uma falsa impressão de felicidade dos empregados, outros, como ferramenta de marketing para atrair clientes, sem nenhuma criatividade! Os slogans motivadores e inspiradores são do tempo em que as empresas eram, na sua maioria, familiares e ali trabalhavam o avô, o pai, o tio, o padrinho, o primo, o amigo e até os vizinhos.

    Hoje o mundo é diferente, mais profissional; não existe mais espaço para aquele velho jargão de RH - "somos todos uma família". Família, uma ova! Família não faz ajuste na estrutura; não demite; e, muitas vezes, família é um saco! Então, qual a motivação para se trabalhar em uma empresa onde todos formam uma grande família?!

    Bem, vamos começar com uma definição simples do Endomarketing: “...ações de Marketing para o público interno – FUNCIONÁRIOS – das empresas e organizações” (Bekin, 1995: XVII).

    Os tempos estão cada vez mais difícies. A competição acirrada aliada à Globalização obriga as empresas a tomar decisões rápidas, porém, nem sempre adequadas. A lição de casa precisa ser feita, e a empresa que implanta uma base de valores sólida e consistente consegue manter os empregados e ainda sair na frente dos concorrentes.

    As empresas no Brasil deveriam conhecer mais o processo de endomarketing e suas etapas de implantação, para depois, implantarem programas de qualidade e melhorias operacionais. A falta de valores aplicados aos empregados como: empatia, afetividade, comprometimento e principalmente TRANSPARÊNCIA, pode fazer todo o processo fracassar, e a empresa perder a credibilidade junto aos seus empregados.

    Quando o marketing interno é bem feito, o marketing externo será muito mais abrangente que um slogan de fachada. Basta perceber o que os empregados dizem no “Guia das melhores empresas do Brasil para você trabalhar” da Revista Exame. Se cada empregado for multiplicador da boa imagem da empresa, os produtos fabricados por ela também serão bem aceitos pelos seus clientes e pela sociedade em geral.
    Mais do que uma falsa impressão, um slogan motivacional pode atrair pessoas com perfis impróprios para a realidade de empresas que não se importam com a psicologia motivacional tratada pelo endomarketing. Para estas empresas, a melhor solução é arrancar do seu slogan o velho jargão "somos todos uma família" e buscar ganhos de produtividade tratando de forma objetiva seus subordinados, sem gerar espectativas com “romantismo-administrativo” ou “lero-lero”.
Cleverson
Enviado por Cleverson em 15/09/2006
Código do texto: T240712
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Sobre o autor
Cleverson
Curitiba - Paraná - Brasil, 33 anos
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