Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

1962

        Finalmente chegou o momento tão temido: a separação.O término do ano anterior, com festas e em seguida as férias, foi vivido com tanta intensidade que não tivemos tempo de pensar em tristezas. Ainda bem. Pois só assim não sofremos com despedidas antecipadas.

Meus irmãos Iderval e Erivaldo e meus colegas foram estudar em Fortaleza, e, ficamos apenas sete alunas daquele grupo de amigos de uma caminhada de quatro anos e três meses.

Éramos a turma do primeiro ano do curso Normal Rural de Brejo Santo: Iêda, Bernadete, Marli, Zizi, Eunice, Ednir e eu... As disciplinas quase na sua totalidade eram ministradas pelo professor Macêdo, com exceção de Agricultura, que estava com sob a responsabilidade da professora Maria Neli Nicodemos da Cruz.Estudávamos à noite, no prédio da atual Rádio Sul Cearense, de propriedade da paróquia.

Este foi o ano da Copa do Mundo. Ano que o Brasil con-quistou o bi-campeonato mundial de futebol e os canarinhos foram homenageados pelo Presidente João Goulart. O país viveu em pleno mês de junho, um feriado carnavalesco comemorando a con-quista da “Taça Jules Rimet”.

Durante este ano, Brejo Santo recebeu Frei Damião para pregar as missões. As santas missões foram um período intenso de oração e penitência. Todas as noites reunia-se, ao ar livre, no espaço entre a Igreja e o parque (atual Escola Pe. Pedro), uma grande multidão para ouvir as pregações do santo frade. Vinha gente de todas as cidades circunvizinhas.Pela madrugada, o santo homem, acompanhado de um grande contingente de pessoas fervorosas, saía, em caminhada penitencial pelas ruas da cidade, cantando e rezando, concluindo-a diante do altar erguido no fundo da Igreja, na calçada da sacristia. Ali era celebrada a Santa Missa com o povo comprimindo-se para vê-lo ou tocá-lo.
Durante o dia, enormes filas eram formadas por pessoas que desejavam confessar seus pecados e receber suas orações. Ao toque de suas mãos, no confessionário, muitas pessoas foram curadas por Jesus.

Nas eleições municipais deste ano foi eleito a prefeito o Sr. Juarez Leite Sampaio.

Grande acontecimento revolucionou o meu mundo sentimental antes do natal deste ano: namorei pela pri-meira vez, aos dezessete anos de idade.

Terminei o ano iniciando uma nova fase da minha vida.

 
marineusa
Enviado por marineusa em 16/09/2006
Reeditado em 16/09/2006
Código do texto: T241388

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (marineusantana@hotmail.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
marineusa
Brejo Santo - Ceará - Brasil, 71 anos
1726 textos (322787 leituras)
39 áudios (29264 audições)
18 e-livros (9104 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 11:27)
marineusa