Fernando Teixeira e não Fernando Pessoa

Fernando Teixeira e não Fernando Pessoa

Sinto-me no dever de retificar um erro cometido.

Há tempo recebi um e-mail com um texto atribuído, indevidamente, a Fernando Pessoa. Na ocasião, publiquei no Recanto uma reflexão sobre o texto. Agora, alertada por um colega, aqui do Recanto, fiquei sabendo que este texto não é de Fernando Pessoa, e sim do professor, Fernando Teixeira, falecido em 2008 e que consta ter sido um grande professor de literatura, e mais: Brasileiro. É justo, pois, dar crédito a quem de direito.

Muda o autor, mas a reflexão é a mesma.

Aproveito para reeditar o texto com a devida correção.

Refletindo sobre um texto de Fernando Teixeira

Recebo de uma amiga, um texto atribuído a Fernando Pessoa. (os amigos sabem o quanto admiro o poeta português e todos seus heterônimos.) Entretanto, esse texto não é de Fernando Pessoa e sim de Fernando Teixeira

”Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”

(Fernando Teixeira)

Desta vez não pude deixar de refletir e ponderar sobre o texto recebido.

Grande FernandoTeixeira!...Quanta verdade!

...Mas como é difícil deixar as roupas que já tem nosso cheiro e as quais já nos acostumamos. Será preciso arrancar tudo de dentro de nós, queimar e tentar recomeçar. Será que é possível?...Às vezes não há mais tempo, o momento passou. O caminho percorrido já está completo, o tempo da travessia ficou para trás... Temos que tentar ser feliz e achar beleza em nossas margens.

Lisyt

Lisyt
Enviado por Lisyt em 05/08/2010
Reeditado em 18/05/2014
Código do texto: T2420739
Classificação de conteúdo: seguro