Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PIADA

Vocês já repararam que piada não tem autor, ou melhor, não se conhece o autor (da maioria, pelo menos). Por que será?
Será porque a piada é criada em momento de descontração, numa tirada sem pretensões outras que não seja a de divertir ou gozar alguém?
Não sei? Só sei que qualquer piada, “anônima” ou de autor conhecido, é sempre aperfeiçoada por cada contador. É amoldada a situações não imaginadas pelo autor e tem acrescidas ou suprimidas expressões e/ou particularidades a cada conto, o que a torna, ao final, uma obra coletiva, muitas vezes tão distanciada da forma original, que vira piada nova.
Aliás, dizem que o brasileiro é o povo mais piadista do planeta. Também pudera, com tantos acontecimentos políticos esdrúxulos, se não fizer piada, vai chorar.
Parece piada, mas tem gente que se ocupa de estudar a piada. Estudo sério, de gente séria.
É verdade, li num site (de piadas, claro) – que, entre outros cientistas, Sigmund Freud o chamado “Pai da Psicanálise” foi um dos que se ocupou de estudar as piadas. Pra que, não sei.
Outro que também refletiu sobre piadas foi, pasmem, São Thomas de Aquino. Ele mesmo, o “Doutor e Filósofo da Igreja”, que as defendia como forma de fortalecer o espírito (está lá no mesmo site, que infelizmente esqueci o endereço).
E eu me pergunto: piada é coisa séria? É coisa santa?
Não sei. Só sei que de agora em diante vou dedicar mais tempo a ouvir e contar piadas, pois estarei a um só tempo me divertindo, cuidando da mente e da alma. Amem!
Hegler Horta
Enviado por Hegler Horta em 19/09/2006
Código do texto: T244006
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Hegler Horta
Brasília - Distrito Federal - Brasil, 70 anos
153 textos (6822 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 08:18)
Hegler Horta