Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Direto ao ponto, Jabor.

Existem escritores cujos textos parecem terem sido escritos com os olhos fixos no interlocutor, numa conversa franca, aberta, cartas na mesa, nada nas entrelinhas, nenhum teor subliminar.

Vão direto ao ponto e no corpo do escrito, nenhum piscar ou levantar os olhos como que procurando o que dizer ou buscando o socorro da musa inspiradora para lhe ditar a melhor palavra,  o rumo certo da prosa ou ainda os  ritmo e rima adequados  ao verso do  poema.

Fico imaginando que escritores assim o são também na vida, bem resolvidos, objetivos, diretos, com capacidade de focar o mundo com seu poder de síntese, mas também competentes em olhar para dentro de si mesmos e estabelecer o diálogo interno. Verem a si mesmos e mesmo assim, esboçarem um riso de humor, às vezes  irônico, outras complacente, generoso, mas sempre uma atitude nobre com o viajante no tempo e espaço a escrever sua história.

Inteligência e técnica são atributos que os acompanham, não sendo, porém, suas maiores armas de sedução.  Estas são representadas pelo desprendimento e simplicidade como fazem chegar a nós sua mensagem, o que dá vontade de ficar ouvindo-os numa edição moderna das Mil e Uma Noites, fruindo do calor e aconchego com que acolhem o  leitor.

Se precisasse citar um exemplo, eu diria o nome de Arnaldo Jabor: objetivo, direto, irônico, destemido, culto, sincero, bem articulado, generoso, principalmente com ele mesmo. Humilde, no sentido de que enfrenta e aceita a verdade do mundo e a sua própria. E ciente de que é um belo representante de Apolo.



10/09/2006
DIANA GONÇALVES
Enviado por DIANA GONÇALVES em 20/09/2006
Reeditado em 21/12/2009
Código do texto: T244566
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original ((Diana Gonçalves - pseudônimo) http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=1908). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
DIANA GONÇALVES
São Paulo - São Paulo - Brasil
647 textos (753201 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 11:27)
DIANA GONÇALVES

Site do Escritor