Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O DINHEIRO

É muito bom ter dinheiro. Dinheiro para comprar carros, roupas, pagar estudos, viajar, comprar alimentos e tudo o que ele puder comprar. Mas o dinheiro também traz desavenças. Pessoas matam e roubam por ele e por causa dele.
Quem tem muito dinheiro e fama, vive preso no seu próprio mundo. Pessoas nestas condições andam disfarçadas pelas ruas, usam carros blindados e com seguranças por toda a parte. Há também os ricos anônimos, que por sua vez, também andam preocupados com a segurança e eles geralmente têm pouca liberdade para ir e vir.
Como se divertem? Por onde andam? Onde compram?  São coisas simples que raramente eles conseguem fazer sem correr o risco de serem notados.
Quem não tem dinheiro se diverte com muito pouco, tem o direito de ir e vir pelas ruas sem ser incomodado. Curte cada viagem que faz porque ela é muito esperada e planejada. Ah! Quando querem comprar algo por mais simples que seja, é como se estivesse conquistando um bem material muito valioso. Tudo é conquistado com muito sacrifício, logo, é mais valorizado.
Ter dinheiro é muito bom, mas tê-lo em excesso tem suas desvantagens. Pensando bem: o dinheiro só traz felicidade para quem não o tem.
Isso me fez lembrar de uma história:
“Um rei muito rico e ganancioso só pensava em dinheiro e riquezas. Encontrou um gênio que lhe concedeu dois desejos. Depois de muito pensar disse: Eu quero que tudo o que eu toque, vire ouro. O gênio achou muito estranho, mas realizou o seu desejo.
A partir daquele instante o rei conseguiu ficar muito rico, pois bastava tocar em algo, que logo virava ouro. Porém sua alegria durou pouco. Ele tinha um cachorro que ele amava muito e assim que o tocou, virou ouro. Sua filha veio correndo para lhe dar um beijo e logo se transformou em ouro. Desesperado e sozinho, o rei saiu à procura do gênio e pediu que realizasse o seu segundo desejo: desfazer seu primeiro pedido. E assim foi feito”.
Depois disso, o rei aprendeu a lição: o dinheiro não é a coisa mais importante do mundo ou da vida de uma pessoa. A amizade e a companhia, essas não têm preço.
Luli Sampa
Enviado por Luli Sampa em 28/09/2006
Reeditado em 16/12/2006
Código do texto: T251822

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Luli Sampa
São Paulo - São Paulo - Brasil, 44 anos
39 textos (22589 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 20:27)