MEA CULPA = EC

Eu me considero uma pessoa honesta e, no entanto...

Estava querendo comprar um note book e minha filha foi procurar pra mim, fazer a pesquisa de preços, essas coisas. Eu não entendo nada de computadores e dei a ela carta branca para escolher um que fosse apropriado para as minhas necessidades

Voltou encantada com um modelo que o dono da loja estava vendendo pela metade do preço porque, segundo ele, a caixa tinha se estragado e como estava precisando urgentemente do dinheiro, vendia por aquele preço, mas não aceitava cheque, nem cartão, tinha que ser dinheiro vivo.

É claro que ela não tinha aquela importância na bolsa, teve que vir até minha casa, pegar um cheque meu para descontar no Banco e levar para ele.

Nesse meio de tempo pensou melhor e quando chegou até mim já não estava tão certa de que seria um bom negocio. Era tentador, mas...

Eu a primeira vista fiquei entusiasmada, mas refletindo melhor resolvi telefonar para meu filho e pedir a opinião dele:

- De jeito nenhum, Mãe! Produto sem embalagem, pela metade do preço ou é roubado, ou contrabando ou falsificado. Essa historia de querer dinheiro vivo também é estranha.

Eu estava tentada a fazer o negócio e argumentei:

- Mas o homem é um comerciante, tem loja aberta, dá nota e garantia.

- O que não impede que faça negócios escusos. Não acredito que você esteja querendo pactuar com ele.

- Valeu filhão!

Fiquei orgulhosa do posicionamento correto de meu filho, afinal, quem lhe deu as primeiras noções de moral fui eu, mas agora foi ele que me deu a lição.

Contei tudo isto para confessar que às vezes dou minhas escorregadelas na lama da corrupção.

Se adquirisse um produto contrabandeado, ou sem nota, estaria lesando o erário da mesma forma que aquele que encheu a cueca de dinheiro.

É diferente?

Não é! O negócio dele é de milhões, o meu de milhinhos, mas a desonestidade é do mesmo tamanho.

Jesus disse que “quem não for fiel no pouco não o será no muito.”

Eu acho que não sou rica porque não saberia lidar com a riqueza. Se para comprar um simples note book eu já estava quase escorregando, será que conseguiria manter um padrão honesto na administração de muito dinheiro?

Uma vez meu micro pifou e o técnico disse:

- Precisa trocar uma peça. Eu tenho por oitenta reais.

- Pirata?

- É.... A original custa duzentos e demora um mês para chegar.

- Bota a pirata mesmo!

Como veem eu não tenho moral para criticar ninguém e é por isso que não respondo, nem divulgo mensagens ofensivas sejam elas contra quem for.

Para terminar mais uma confissão:

Eu amo vocês, meus amigos e espero continuar contando com sua amizade, mesmo sabendo que não sou lá muito correta.

*****

Este texto faz parte do Exercício Criativo – Confesso que ...l

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/confessoque.htm

Maith
Enviado por Maith em 27/09/2010
Reeditado em 08/10/2010
Código do texto: T2523106