Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Tristeza e Alegria, Análogas ?

Bom, o que é ser triste? O que é a tristeza?

Ela é definida como a falta de alegria, é a melancolia... etc.

Na minha modesta opinião a tristeza nada mais é do que uma alegria frustrada, ou seja: um sentimento dissimulado! Porque o ser humano tende a esperar mais das coisas, é natural acreditarmos e confiarmos, o homem é otimista!

Uma criança por exemplo, ela vê um brinquedo e fica eufórica, aquele brinquedo é sua meta, ela quer aquilo e “briga” até que o consiga, uma vez com o brinquedo sua satisfação é notória, mas a criança vai se descobrindo e muitas vezes descobre que aquele objeto não poderá satisfazê-la como ela previa.

Essa tristeza foi derivada da alegria, do êxtase!

A morte

As pessoas ficam tristes quando perdem alguém, é porque esse alguém fazia bem e trazia alegria, então sua perda é sentida; essa tristeza também é derivada de uma alegria que talvez fora constante.

Depressão
 
Ela é muito comum, várias coisas no dia-a-dia podem fazer com que um indivíduo perca o gosto pela vida; uma demissão, o fim de um relacionamento, sentimento de impotência perante algum problema, tudo isso pode originar uma crise depressiva, mas o que causou essa depressão, essa tristeza, foi a ausência da alegria que um dia foi presente.

Temos dificuldade em lidar com situações que fogem ao nosso controle e se o resultado é contrario a nossa perspectiva, isso se torna favorável a tristeza.

Ocorre muito na pré-adolescência e adolescência, onde esses estão entrando em uma nova realidade, descobrindo coisas novas, coisas que um dia trazia alegria como boneca e carrinho, já não interessam mais, muitas vezes eles ficam perdidos, buscando algo com que possam se identificar e assim suprir aquele espaço deixado pelas coisas que um dia lhes trazia alegria; e na maioria das vezes têm dificuldades nessa busca.

A tristeza é a confirmação da alegria, não haveria tristeza sem a alegria. Ninguém é triste, as pessoas são alegres, ou pelo menos já foram um dia, mas quando a alegria é interrompida daí surge a tristeza; tristeza essa originada de um sentimento alegre!

Se um dia for triste é sinal de que em algum momento foi alegre.
Chaos Theory
Enviado por Chaos Theory em 03/10/2006
Código do texto: T255110

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Chaos Theory
Itajubá - Minas Gerais - Brasil, 30 anos
78 textos (11379 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 10:48)
Chaos Theory