CRÔNICA #032 - LUZ DE PICOLÉ - Bucólico

Quando eu tinha uns 6 anos (1957) na região do Cariri contavam-se as geladeiras que havia. Só mesmo nas sorveterias que seriam umas 3 apenas, uma em Barbalha, outra em Juazeiro do Norte e outra em Crato, ao sul do Ceará. Geladeiras domésticas teriam menos de uma dúzia em toda a região. E eram a querosene.

A saudade que relato é de um picolé de abacaxi, o primeiro que sorvi em minha vida. Tinha um sabor muito especial que até hoje não consegui encontrar outro igual. Ele era de forma cilíndrica e isso marcou muito a minha infância.

Quando a CELCA (Companhia Elétrica do Cariri) trouxe a luz elétrica para a Região do Cariri, surgiu aquela piada: “Sabia o grande espanto do momento? Dois homens vão dar a luz”. Respondiam as pessoas, “Deixa de brincadeira! Isso vai ser o FIM DO MUNDO!”. Então perguntavam: “E quem são eles:?” Resposta: “Paulo e Afonso”, referindo-se a origem da energia elétrica que procedia da CHESF na Cidade de Paulo Afonso – BA.

Algumas casas instalaram lâmpadas fluorescentes, mas para nós, as crianças de minha casa, eram mesmo luzes de picolé, dada a semelhança com o saudoso picolé de abacaxi.

Tania Mara

Que lindo poetar Bosco, belos sentimentos em formas específicas

de ver e sentir a novidade da ocasião e tê-la trazido com tal

profundidade, neste caso, estão ai os sentimentos capazes de nos

emocionar, de tocar a nossa alma. Que delicia de picolé esse com

tão saboroso gosto de infância com sabor de abacaxi poeta

querido. Dá gosto de ler!

Um lindo fim de semana. Abraço Carinhoso, Taninha

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 16/10/2010
Reeditado em 24/02/2011
Código do texto: T2559317
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.