Porque ser poeta

A poesia está em decadência, porque as pessoas vivem sem imaginação e sensibilidade devido a correria do mundo contemporâneo. A poesia para se sobreviver precisa ser clara e objetiva. Para ser poeta não é necessário saber ler nem escrever, é preciso nascer com o dom e desenvolvê-lo. Existem poetas que por não saberem escrever, ditam os seus poemas.

A poesia é a base de toda literatura e de toda língua, pois antigamente tudo era escrito em versos ou versículos como a Bíblia Sagrada. A poesia está em toda a parte, é a impressão de todo encanto e de toda beleza. A poesia está presente na música, na natureza e em toda expressão humana e animal que tenha ternura e carinho.

Há uma diferença entre poeta amador e profissional. Ou seja, o poeta amador tem o dom e o poeta profissional além do dom tem o conhecimento das regras gramaticais. Nem tudo o que se diz poesia é poesia. Há poemas escritos em prosa e prosa escrita em forma de versos.

Tenho ouvido algumas indagações, como : Por que você não escreve outros gêneros como romance ou ensaio? Porque ser poeta é significante, todo mundo escreve poesia! Para mim ser poeta é muito importante, é o que eu sempre sonhei ser. Porque através da poesia posso expressar os meus sentimentos em relação ao mundo.

Alguém ainda pergunta, por que você é tão discreto, fala pouco, não aparece em eventos para se divertir? Na verdade todo poeta é introspectivo, para ter inspiração. Quanto a mim vivo sonhando e meditando. E escrevo porque gosto de escrever, não por dinheiro ou para agradar a alguém.

Quanto a ser romancista, não tenho a intenção! Penso que no mundo atual há pouco espaço para o romance devido as pessoas terem pouco tempo para a leitura. Os romancistas estão passando por uma grande transformação, em que são obrigados a escreverem textos resumidos e com poucos detalhes. E a tendência é o romance também desaparecer.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 22/10/2010
Reeditado em 22/10/2010
Código do texto: T2571603
Classificação de conteúdo: seguro