Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

DA DISCUSSÃO NASCE A LUZ


Com uma discussão civilizada, pode
nascer uma luz...
Ou então ser apagada de vez, em
não sendo tão civilizada assim...
Osculos e amplexos,
Marcial

DA DISCUSSÃO NASCE A LUZ
Marcial Salaverry

Como sempre existe, existiu e existirá alguma dúvida sobre algum assunto, é claro que essa dúvida precisará ser analisada e discutida, para que se possa chegar a algum consenso, ou a uma boa briga, dependendo do discernimento daqueles que estiverem nela envolvidos.
Com toda a certeza, será importante, e muito sábio termos em mente o quão produtivo e necessário é haver uma discussão, levada a bom termo, pois ao faze-lo, poderemos organizar nossos pensamentos e assim, nossas idéias ficarão mais claras. Por outro lado, ouvindo a outra pessoa, sempre aprenderemos algo novo, iremos rever posições ou alicerçar as nossas. Discutir é isso: trocar idéias. Assim, desde que bem direcionada, uma discussão sadia poderá esclarecer eventuais dúvidas surgidas.
Mas não se deve fazer disso um esporte. Sim, porque existem pessoas que adoram uma discussão. E ficam treinando com qualquer pessoa que exprima uma idéia. Quem de nós já não deparou com um "atleta" desses? Basta dizermos "é pau" que lá vem ele dizendo "não, é pedra". Fazem isso pelo simples prazer do contraditório. E jamais aceitam algo que contradiga suas idéias.
Outros ainda que fecham questão e saem logo com "não adianta tentar mudar minha opinião, não quero te ouvir". Não há portanto a permissão do diálogo pois se recusam até mesmo a ouvir a opinião do outro. E se insistirmos em expressar nossa idéia, olham passiva e ironicamente para nós dizendo "tá bom, vai, pode falar". Mas estarão automaticamente deletando tudo o que falarmos.
Com pessoas assim, jamais haverá um diálogo, são especialistas em monólogos. E assim, a luz permanecerá apagada. Nada se esclarecerá.
Desconhecem estes indivíduos o real prazer de uma discussão. E nela, apenas a tentativa de apenas expor ao outro o nosso ponto de vista, já lhe tira o prazer. Que dirá se o tentarmos convencer de algo. Já experimentou tentar convencer a um viciado dos malefícios da droga, do cigarro, da bebida, ou do jogo? Simplesmente dará de ombros, dizendo  "da minha vida sei eu..."
Na realidade, o ponto bom e positivo da discussão é mostrar ao outro o que pensamos, expondo nossa idéia. E em contrapartida ouvir o pensamento e a idéia do outro. Somente assim aprendemos e crescemos, pois muitas vezes, fazendo uma média entre nossa opinião e a de nosso interlocutor, poderemos chegar a um consenso, acendendo assim a luz que nossa "discussão" pariu...
Para que isso aconteça, devemos assimilar a idéia de que as pessoas que pensam diferente de nós não estão mais certas ou erradas, nem são melhores ou piores, apenas pensam diferente. Apenas isso. E seu pensar vale a pena ser ouvido e analisado, e até mesmo aproveitado em nosso beneficio, e, paralalemente , nossas ideías e ideais poderão ser igualmente por ele utilizados.
E nessa troca salutar de informações, é que poderemos chegar a um denominador comum. Crescermos juntos. Se todos pensassem igual estariamos vivendo em um mundo onde se pensa pouco. É das divergências bem discutidas e conversadas que sérios problemas podem ser resolvidos, e grandes coisas podem ser feitas.
Uma discussão no bom sentido, será apenas uma troca de ideías. Eu aproveito o seu potencial você aproveita o meu, resolvemos um problema, e poderemos chegar a ótimos resultados, possibilitando a todos termos, UM LINDO DIA.
Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 10/10/2006
Código do texto: T260751
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19867 textos (1963562 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 20:51)
Marcial Salaverry