DISCRIMINAÇÃO CONTRA OS NORDESTINOS

De vez em quando chega a meu email. Algumas cartas falando sobre discriminação contra os

Nordestinos, e contra outras etnias. Bem, eu não sou advogada , mas em se tratando de meu povo eu posso muito bem defender.

Primeiro quero falar para os brancos descendente de germânicos, que, muitos vieram para o Brasil, fugindo da Alemanha por causa das guerras e da fome lá, portanto foram aceitos aqui como filhos desta pátria,nossa nação foi colonizada desta forma , com muitos pretéritos imperfeitos. Quero também pedir que eles olhem a colonização do Brasil.

Um escrito da escritora Miriam Sales da Rocha mostra isso: OS DEGREDADOS! Vieram 400....000 Numa breve consulta ao dicionário,aprendemos que degredado é um sujeito que sofreu pena de degredo,ou seja,foi expulso ou excluído do seu país,por decreto governamental em virtude de crimes cometidos. Mas,nada comprova que os degredados que vieram para o Brasil punidos pela Coroa Portuguesa,tivessem sido criaturas perversas ou negativas,sociopatas,incapazes de conviver em sociedade. As Ordenações Filipinas puniam como crime,qualquer ato que desagradasse à Coroa;podia ser não cumprimentar o retrato do Rei,namorar uma cunhada,não freqüentar a igreja,gostar de fazer baderna nos bares,ou simplesmente,nobres da “real grandeza”,a nobreza mais antiga de Portugal,vista com maus olhos pelos “novos nobres”,como Pombal,por exemplo,de sangue bem menos azul que os outros. Acrescente-se a estes os judeus,sempre mal vistos e perseguidos,ou indivíduos da escória social,sem ocupação definida ou aquele que perpetrava pequenos furtos,levados pela necessidade de sobreviver. No Brasil criou-se a idéia falsa do degredado malfeitor,expulso da sociedade portuguesa por crimes hediondos,um perigo para a sociedade. Alguns importantes historiadores chegaram a afirmar que os degredados foram responsáveis pela má formação moral do povo brasileiro,pelo seu apego à corrupção e ao fato de querer tirar vantagem em tudo.”Farinha pouca,meu pirão primeiro”. -Que se pode esperar de um povo cuja origem vem de traficantes e degredados, filhos de mulheres perdidas e ladrões?Ouve-se muito essa estória. Quatrocentos degredados chegaram com Tomé de Souza,ao lado de seiscentos homens de armas,em 1549. Isso dá a entender,segundo Oliveira Lima,que o Brasil seria povoado pela pior escória vinda de Lisboa. Gilberto Freyre nos ensina que ,como eu disse anteriormente,a legislação portuguesa punia muito severamente crimes como “cortar árvores frutíferas,destruir colméias,não obedecer aos dias santos,etc...” As Ordenações Filipinas podiam transformar em criminosos ,comerciantes falidos,pessoas que quebrassem ou derrubassem imagens do Rei,sem contar que,a colônia precisava de braços para crescer e solidificar a colonização,então o Rei e seus prebostes sempre arranjavam uma desculpa para “degredar” algum infeliz. Não os quero transformar em anjos,mesmo porque havia muitas queixas dos donatários,do ouvidor Pero Borges e,principalmente,dos padres Nóbrega e Anchieta,principalmente ,pelo assédio às índias e pela devassidão reinante;era difícil aos portugueses resistir àquelas mulheres diferentes,com “suas vergonhas altas” e à mostra. O povoador da nova terra era também o português que naufragava no nosso litoral e aqui se estabelecia, formava uma família,como Caramurú e João Ramalho ou o sesmeiro,que vinha com a intenção de plantar e colher em suas próprias terras,coisa impossível no Reino,onde todas as terras pertenciam à nobreza. Muitos deles transformaram-se completamente vivendo aqui,onde gozavam de relativa liberdade,sem as severas leis portuguesas nos seus cascos;tornaram-se eminentes senhores de engenho e grandes fazendeiros,ou pequenos lavradores,artesãos ou construtores. Filhos numerosos de famílias pobres, numa época de morgadio(onde o filho varão primogênito herdava todos os bens do pai),vinham “fazer o Brasil”,na esperança de progredir e enriquecer. Havia muitos judeus fugidos da Inquisição ou que perderam seus bens na época do endividamento de D. João III. Por tudo isso,acho um erro culpar os portugueses que vieram para cá pelos maus hábitos do povo brasileiro,que aliás,traz no seu sangue o índio,o negro,o luso,o judeu e muitos outros povos europeus.

Com esta leitura quero enfatizar que o Brasil foi e é uma mistura de várias raças e pelo que se dar pra notar é que estas revoltas contra nordestinos que construiram e ainda continuam construindo cidades como São Paulo , Brasilia e Rio de janeiro e outras Grandes cidades brasileiras, e assim levaram seus parentes, objetivando uma vida melhor , o que é natural.

Pelo visto não são os Nordestinos que estão fazendo essa baderna , nem criando estas gangues discriminativas

A imigração alemã no Brasil foi o movimento migratório ocorrido nos séculos XIX e XX de alemães para várias regiões do Brasil. As causas deste processo podem ser encontradas nos freqüentes problemas sociais que ocorriam na Europa e a fartura de terras no Brasil. Atualmente, estima-se que dezoito milhões ou 10% dos brasileiros têm ao menos um antepassado alemã.

Tenho para firmar é que seria preciso estes neonazistas saberem suas origens e voltarem a sua patria mãe, se estiverem tão incomodados assim com a mistura. O engraçado é que, muitos alemães vem buscar as negras do Brasil, porque são lindas e ai? Na relidade nos sabemos que a mistificação do povo brasileiro, a pobreza e a falta de oportunidades, geraram enfim um pais enfermo, de muitas desigualdades sociais, grande mistificação,mas o nosso pais tem lugar para todos e temos esperança que , daqui alguns anos nos estaremos fazendo o show para o mundo com muita oportunidade, educação e vida digna para o nosso povo.

De todo tipo de credos e de todos os tipos de razões sóciais. Dai temos que esperar concientização. Do povo brasileiro para saber qual seu território e conhecimento das oportunidades.

Daqui do Nordeste sairam e saem pessoas que muito contribuiram para educação do brasil podemos citar: Em se tratando da região Nordeste, Temos o maior exemplo o nosso atual presidente, O nordestino Lula, que tirou o Brasil do marasmo total em que vivia, de miséria e fome e atraso em todas as áreas. Quem mora em São Paulo esquece que o MASP é aquela beleza de lugar onde tem telas dos pintores mais famosos do mundo teve como maior patrocinador o Nordestino Assis Chateaubriand , esse por sinal foi o maior em matéria de comunicação, unindo o Brasil de Norte a Sul com os Diários associados. Teve a participação na área da educação com o grande Sociólogo, antropólogo, historiador e escritor Gilberto Freire,

A primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras a grande escritora Raquel de Queiroz.

Tem muitos exemplos de Nordestinos que colaboraram ou colaboram para o desenvolvimento deste País.

É muito constrangedor ver pessoas sem nenhuma informação. Sem estudo e sem educação patriótica, falar e denegrir gente de seu próprio país.

Nós sabemos que em todo Brasil e em todo lugar existem pessoas que não tiveram oportunidade, de desenvolverem suas aptidões intelectuais e físicas e econômicas, devido a falta de oportunidade. Pelos governos do Brasil no passado, mas seria bom se estas pessoas preconceituosas vissem nossas economia, nossas faculdades, nosso desenvolvimento, nossas praias e nosso povo hospitaleiro, pois que queiram quer não ,quando estes preconceituosos assinam seus nomes e sobre nomes , seria legal que eles estudassem suas origens e sua árvore mãe. Seria muito bom que estas pessoas compreendessem,

Que infelizmente, estarão num retângulo de terra, quando forem enterrados,

E nem sabem pra onde irão. Seria bom que John lenon retornasse, cantando IMAGINE. Seria bom que eles preservassem nosso ecossistema.Seria bom que eles pregassem a Paz na terra.

AFINAL O BRASIL É UM GRANDE SOPÃO QUE PARECE DAR DE COMER A TODOS.