FICANDO MAIS VELHOS CADA DIA.

Não quero escrever este texto passando negativismo para ninguém, mas, o fato é que como nunca, tenho prestado muita atenção ao que estou vivenciando neste momento.

Há uma geração de minha família que esta se indo, das duas famílias, uma de meu pai e outra de minha mãe. E ai esta o dilema, que estou a perceber, o quanto a velhice é decadente. Se morremos cedo por doença ou acidente, ou algum fator hereditário, ficamos sem cumprir fielmente nossa missão na terra e passamos só ao esquecimento ou indiferentismo, deixamos saudades, pessoas tristes, recordações. Nada a se comparar com o ficar velho, cumprir missões, fazer acontecer, viver, mas no final quando as forças se vão e ficamos impotentes diante da vida ai começam os grandes dilemas do idoso,o maior deles é a solidão e o indiferentismo, trazendo maus tratos e falta de atenção.

Muitos jovens vêem a reação dos pais com o idoso e pensam que aquilo é natural, e passam a fazer o mesmo, falta de respeito, indiferença, zombaria, falta de atenção, vergonha.

Deus na sua própria natureza se incumbiu de fazer seus feitos perfeitos em si, como assim, quando velhos]as pessoas dormem muito e começam a perder as lembranças, sonham muito, as vezes pensam que estão vivendo a infância, não ouvem bem, trocam freqüentemente de assunto, não vêem bem as pessoas e passam a comer como crianças e comidas de bebes. O pior é que o velho é quase sempre rejeitado ou tido a parte, pessoas não têm tempo de dar atenção ao idoso. Então isto acontece sempre aqui no Brasil e no resto do mundo, mas no Brasil é pior.

Pessoas que viveram ativas que deram suas vidas pelos filhos,para que eles pudessem ter uma vida melhor, trabalharam a vida toda em beneficio da família ou mesmo de si mesmas, de repente se vêem sem apoio, na solidão. Quando muito contratam pessoas ou enfermeiras para cuidarem, veja bem, não estou condenando isso, muitos têm seus trabalho e ocupações, só estou relatando um fato verídico. Mas é necessário pensarmos bem, o quanto a vida passa rápida e que um dia se vivermos o suficiente, estaremos na mesma situação ou talvez em pior estado se não nos prevenirmos antes, ou teremos que ir para um abrigo de velhos e seremos certamente esquecidos. (Deus!)

O governo da nossa nação infelizmente não tem olhado a velhice muito bem, é preciso uma atitude mais séria com relação aos velhos aqui no Brasil. As pessoas idosas são frutos de vitórias dentro da estrutura das gerações, elas provam que passaram muitas provas, mas saíram vitoriosas pelo menos no sentido de vencer enfermidades e calamidades. Gostaria muito que nosso governo abrisse oportunidades para os idosos, não apenas lares de caducos, aonde se dar papa de aveia todos os dias, mas lugares dignos aonde o velho pudesse passar seus últimos dias de vida, sob o cuidado de enfermeiras dignas e sob vigilância de médicos para idosos chamados geriatras.

Muitas famílias, devido ao trabalho e ocupações diárias, não dão assistência necessária ao idoso, eles não têm exercícios, oportunidades para nada, ficando atrofiados em cima de uma cama esperando a hora de morrer.O Brasil precisa cuidar bem do patrimônio antigo, ficamos sem história, nossos artistas quando passam o tempo ficam fora de moda e caem no esquecimento, isto também é muito ruim para o Brasil. Os modismos que chegam todo dia , novas músicas , ritmos novos e os jovens nem sequer conhecem a verdadeira música brasileira.

Nosso mundo globalizado tem trazido atrações tecnológicas diversificadas e muito atraentes, são tantas novidades sendo aperfeiçoadas todos os dias pela tecnologia , uma atração irresistível para todos.É necessário valorizarmos nossos velhos costumes.

Voltando a falar sobre os idosos, é necessário um atitude séria.Há muita especulação sobre a vida, mais tudo passa muito rápido, é necessário prepararmos um caminho menos danoso para nossa velhice. A solidão campeia muitas vidas, temos filhos que casam e vão embora morar em lugares distantes, outros tem seu lar e filhos, nossa famílias, parentes próximos tem suas vidas , seus problemas ou cuidam de si mesmos ,uma visita aqui outra acolá e meses se passam , anos até. Os idosos precisam de clubes de lazer, precisam que o governo ofereça oportunidades, cuidados com a saúde de todos os idosos sem exceção, cuidados com os abrigos. O governo poderia criar abrigos dignos para todo idoso com certo conforto e certo cuidado, lazer ,entretenimento, cuidados médicos,cursos isto pago e fiscalizados pelo governo, hospitais com áreas exclusivas para tratamento do idoso , bons geriatras etc. As famílias que têm idosos tenham paciência e muito amor com eles , enquanto não pensarmos em nós futuramente poderemos estar na mesma situação, isto que falo é um fato uma situação que mais cedo ou mais tarde irá acontecer, é preciso adubarmos a nossa terra , plantarmos uma boa semente de amor e confiança, saber aonde nosso pés estão pisando, é triste a velhice abandonada e solitária por certo.Eu sei que o futuro do mundo esta nas mãos dos jovens, mas quem fez a história até hoje e fabricou a geração jovem, foram os idosos de agora, a herança deixada não pode ser esquecida e dada ao abandono. A final o Brasil precisa ainda da história e os idosos de agora fizeram a história do Brasil de agora e ainda continuam a fazer com seu senso, experiência, cultura e trabalho.

Brasil acorda para o idoso! PRESIDENTE DILMA, POR FAVOR, VEJA SE ATRÁS DE SEUS LINDOS CABELO LOIROS TEM ALGUM CABELO BRANCO, NESTES QUATRO ANOS POR CERTO ELES AUMENTARÃO.

Faça alguma boa ação com os idosos do BRASIL.

Que DEUS se compadeça de cada um deles.