Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto


Emancipação de Guaíba

O ano de 1926 foi o ano da emancipação Política do então NONO distrito de
Porto Alegre- (pedras Brancas). O desejo de Emancipação expressou o sentimento de auto- Suficiência econômica e política. O município de Guaíba foi criado pelo decreto de numero: 3.697, de 14 de Outubro de 1926 do Presidente do Estado Borges de Medeiros. Foi formado a partir dos territórios de Pedras Brancas, Barra do Ribeiro e Mariana Pimentel Respectivamente no - décimo e décimo primeiro distritos de Porto Alegre. A escolha da sede passou por ferrenhas disputa entre Pedras Brancas e Barra do Ribeiro, constituindo-se Para tanto uma frente única que unidos por dois partidos existentes: PRL (Partido Republicano Liberal) e PL (Partido Libertador) Em 20 de Setembro de 1926 ocorreu o Primeiro plebiscito do RS, para a escolha de uma sede Municipal.Resultou em vitória para Perdas Brancas por 22 votos. Após o resultado do plebiscito, a comissão pro-vilamento, Comemorou a campanha pela Orquestra Sete de Setembro. Durante o trajeto falaram os “Senhores Correa da Cunha que exaltou Pedras Brancas dizendo:” A terra de Gomes Jardim “Venceu, porque seus homens agiram com a maior boa fé e seriedade.” O Dr. Gastão Leão
Fazendo o uso da palavra, resumiu todo o processo emancipacionista ate a vitória, salientando a união de ambos os partidos para o engrandecimento do Município. Referiu- se também a forma democrática usada para a decisão ,pois Borges de Medeiros foi a favor Do plebiscito ao invés de simplesmente assinar um decreto constitucional. Finalizou seu Discurso dizendo que Pedras Brancas necessitava que seus futuros dirigentes vivessem para o Município e nunca do Município . “Terminou com uma VIVA” a Borges de Medeiros. Carlos Moura e Cunha dirigiu suas palavras aos Barrenses, pedindo que estes não guardassem ódio nem prevenções pelos Pedrensas, apos as manifestações a população reuniu-se no clube dos Mandins( esquina São Jose com Cônego Scherer ) e a festa foi até a madrugada com um “esplendido sarau dançante “. Em 1928, dois anos após a emancipação, a área era de 1.479 Kilometros quadrados e a população 22.000 habitantes. Destacavam-se a produção de arroz e a indústria do charque . Também, em grande escala encontrava-se feijão, milho, mandioca, batatas, alfafa, cevada, aveia, aveia, couros secos e salgados, sabão, charque, papel, papelão,sebo , tripas , manteiga ,aves , peixes , ceras , amendoim , alho , aguardente , erva- mate , lã , cerveja , queijos , tijolos , telhas , moinhos Padarias, etc... Registrava-se na sede do Município onze ruas, sendo as principais – a Sete de Setembro E A São Jose (centro) Julio de Castilhos (atual Praça Gastão Leão) E Gomes Jardim. O município criado em 14 de Outubro de 1926 foi batizado de Guaíba em Homenagem ao lago Guaíba . O nome Guaíba já aparecia em antigos textos do século XlX – segundo Teodoro Sampaio , a palavra Guaíba e de origem Tupy: GUA-Y-BE e tem O sentido de “ na enseada ou na Bahia “a grafia antiga era Guahyba.


Em homenagem aos 80 anos da minha cidade escrevi este singelo poema.



LAGO GUAIBA

Eu quero madrugar em ti
Pousar neste corpo lindo
Mistérios que irei descobrir
No escuro de tuas noites quietas

Sorver o sol das tuas manhas
No espelho d’água deste teu olhar
Sentir a brisa dos teus beijos
Teus afagos nas tardes cinzentas

Eu quero levitar em ti
Nos longos verões da existência
Aconchegar-me em noites de inverno
No silencio de teus laços meigos

Eu quero navegar em ti
Banhar-me no teu corpo meigo
Perder-me nos teus labirintos
E depois dormir no teu colo.



Meu BAITA abração flor de especial e voltaremos.....
Edegar SOARES
Enviado por Edegar SOARES em 17/10/2006
Código do texto: T266425

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Edegar SOARES
Balneário Camboriú - Santa Catarina - Brasil, 58 anos
152 textos (22134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 18:03)
Edegar SOARES