Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

AS NOSSAS ATITUDES



Somos como que um espelho, sempre refletindo Nossas Atitudes...
Osculos e amplexos...
Marcial

AS NOSSAS ATITUDES
Marcial Salaverry

Tudo em nossa vida, é reflexo de nossas atitudes.
A maneira como somos tratados pelos demais, a forma em que vivemos a vida, tudo é mera consequência de nossos atos.
Se procurarmos sempre ser amigáveis, cordatos, tentarmos "espalhar amizade", acabaremos recebendo amizade em troca.  Contudo, se procurarmos sempre espalhar inimizades,  ou se procurarmos sempre impor nossa vontade, nossa maneira de ser, acabaremos recebendo má vontade e inimizades em troca. Se procurarmos infernizar a vida dos outros, sempre criando polemicas, e fazendo de tudo e de nada motivo para discussão, é o que geraremos a nossa volta.
Nossa vida é como um espelho, onde sempre vemos nossa imagem.  Como um espelho, ela nos devolverá aquilo que mostrarmos, aquilo que oferecermos.
Como estamos na era do computador,  recebi um texto que fala justamente disso, comparando nossas atitudes a um computador. Vejam:
As nossas atitudes são como arquivos do Windows.
A diferença é que os arquivos do Windows tem como recuperar e quando estão meio bagunçados colocamos para desfragmentar e se não resolver ainda podemos formatá-lo e começar tudo novamente.
Mas, ainda não inventaram um sistema para desfragmentar atitudes e gestos. Palavras  ditas e flechas lançadas não voltam atrás.
O carinho e o afeto que recebemos são merecimentos pelo que fazemos de bom ou de ruim. (Edson L. Nascimento)
Realmente, o amigo Edson está certo.  Recebemos carinho e afeto por merecimentos, quando procuramos distribuir carinho,  afeto e bom humor, ou não os receberemos, se, ao contrário, distribuirmos mau humor e maus tratos àqueles que nos cercam.
Contudo, permito-me um pequeno aparte, pois é possível "desfragmentar atitudes ou gestos".
Basta que reformulemos nossa linha de conduta, se percebermos que à nossa volta as pessoas se magoam e se afastam.  Nesse momento, precisamos ver o que está se passando.  Algo não está certo.  Como ninguém pode se considerar como dono da verdade, é importante tentar descobrir o porque de uma atitude negativa que pessoas amigas começam a tomar a nosso respeito.  Se são pessoas amigas, é preciso saber porque começam a nos evitar, ou mesmo a nos recriminar.
É sinal de que algo está errado.
Então, vamos desfragmentar nosso "Windows Atitudal." Vamos descobrir o que estamos fazendo de errado.  Se, como disse o Edson, "palavras ditas e flechas lançadas não voltam atrás", podemos, ao menos, tentar minimizar os efeitos por elas causados. Pelas palavras ditas em ocasião inoportuna, de maneira inadequada, sempre poderemos nos desculpar.  Desculpas que poderão ou não ser aceitas.  Certas atitudes poderão ou não ser explicadas. Os atos ou palavras,  poderão ser simplesmente deletados, mas possivelmente não serão esquecidos.
Amizades muitas vezes assim se perdem.
Mas a desfragmentação poderá ser feita.  Poderemos reformular nossa linha de conduta, para evitar que, o que nos trouxe consequências tão danosas,  se repita.  Se determinada atitude nossa magoou algumas pessoas, por que insistir nela? Por que continuarmos a agir da mesma maneira, se já ficou provado não ser adequada tal maneira de levar a vida?
Enfim, amigo Edson, penso que, se usarmos bom senso, e ponderarmos que o mundo não gira em torno de nosso umbigo, descobriremos que se quisermos ser respeitados e benquistos, deveremos saber desfragmentar nosso Windows interno, e mudar tudo.
É muito simplista o julgamento que algumas pessoas fazem, de que o que importa é nossa opinião, e quem não pensa como nós está errado.  Cada qual tem uma determinada maneira de encarar a vida, e deveremos saber respeitá-la.  Se estiver certo ou errado, é algo que esse alguém acabará descobrindo diante de seu espelho particular.
Devemos reservar nossa opinião, para quando ela for pedida.
Algo que penso, todos concordarão comigo. É importante ter UM LINDO DIA.

Aquilo que damos,
de volta recebemos...
Oferecer carinho, é o caminho...


Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 17/10/2006
Código do texto: T266446
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19836 textos (1961106 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/12/16 16:05)
Marcial Salaverry