Tá ficando difícil

Meus caros amigos o tempo vai passando e percebo que no futuro nada mais me surpreenderá. São várias as maneiras de manipulação da sociedade (a Globo que o diga), uma delas e se não a mais usada é aquela que faz o povo pensar que esta sendo beneficiado por algo. Moro em São Lourenço da Mata cidade bastante distante de Recife (capital), onde diversos trabalhadores saem de suas casas bem cedinho. É uma longa viagem que por enquanto tem duas opções para se chegar ao destino: podemos ir pela integração ou na Parque Capibaribe essa que nos leva diretamente ao centro.

Porém em breve os moradores da Cidade da Copa serão obrigados a descer em Camaragibe todas as vezes que quiserem ir a Recife. Obrigados, isso mesmo não existe outra palavra que defina tal atitude... O-bri-ga-dos! Se você ainda não entendeu, explico de forma bem objetiva: A linha Parque Capibaribe será extinta. Infames podem argumentar com um humor negro: pega um táxi, compra um carro... Vale lembrar que se todo mundo que anda de ônibus pudesse andar de táxi ou comprar um carro as vias seriam intransitáveis.

É difícil crer que numa votação a população optaria por tal decisão. De maneira alguma quero insinuar a houve fraude e nem tenho provas para isso. O que me resta aqui é simplesmente contestar, expor minha visão sobre o assunto e que não mudará em nada coisa alguma.

Lógica

Tenho uma linha que transporta passageiros de São Lourenço a Recife, posso reduzir os gastos (combustível, por exemplo) levando somente até Camaragibe. Só perderei uma pequena diferença no custo da passagem, porém esse custo pode ser recompensado depois, pois com uma única tarifa posso aos poucos subir o preço e isso vai ser fato R$ 2,80 será a tarifa A do futuro. Com toda a cidade fazendo o mesmo percurso, ou seja, indo pela integração tenho o monopólio total e consequentemente todo o controle o que fará com que eu possa pensar e executar de maneira mais simples as formas de maximizar sempre o lucro (capitalismo é lindo, não é?). Lembre-se que nada mudará de Camaragibe para o Centro e se você acredita que a frota aumentará, também deve ficar esperando Papai Noel que te levará presentes neste natal.

Ficou claro que é mais viável para Metropolitana a retirada da linha e nós que somos os usuários? Como ficamos? Continuamos aceitando as condições que são nos impostas (e não tem nem como não aceitar) e neste caso específico nos habituar a locais que nos trata com verdadeiro descaso, quem frequenta as integrações nos horários mais movimentados sabe do que estou falando.

Uma proposta

Na minha ingenuidade pensei numa forma de benefício, temos a linha Parque Capibaribe/ Caxangá, que passa em frente à integração da Caxangá. Essa linha poderia ser integrada e propiciaria a população do Parque (principalmente) ir a Recife com a tarifa A, ou seja, faríamos o percurso pela integração por opção e não por imposição. Mas não somos dignos de muitas escolhas, pois essas podem não ser muito lucrativas.

Givanilson Soares
Enviado por Givanilson Soares em 19/12/2010
Código do texto: T2680790
Classificação de conteúdo: seguro