JOGOS DE INFÂNCIA – Garrafão

Riscada na terra da rua descalça uma enorme garrafa (10 passos de largura por 15 de comprimento) de onde só se podia sair pelo gargalo para poder pisar com os dois pés do lado de fora.

Depois de escolhido o "pega", a meninada fica dentro do garrafão desafiando a habilidade deste, que se esforça para conseguir tocar em alguém.

Nessa ocasião o jogador pode sair pelas laterais ou fundo da garrafa, mas terá que ficar num pé só e sem perder o equilíbrio.

Se pisar com os dois pés será o próximo "pega".

O objetivo é sair do garrafão pelo gargalo.

Quando todos estão fora, um dos participantes fecha a boca do gargalo com as pernas afastadas e a turma corre três vezes acompanhando o perímetro do garrafão, com o paga no encalço.

Se conseguir pegar alguém, esse será o próximo pega, se não, todos entrarão no garrafão e a brincadeira inicia outra vez.

O jogador mais esperto dessa modalidade que eu conheci era Vavá, o colega que se esquecera de crescer. Era o menor e o mais magro da turma e estava sempre com a cara suja principalmente na safra de manga. Era um excelente companheiro que distribuía com todos, o sorriso desdentado e franco.

Devido a permanente sujeira, os colegas também chamavam de Caran, forma sincopada de caranguejo.

(continua em Barra Bandeira, Bola Queimada, La Coxia)