CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

DESAFIO DOS JOVENS – NÃO SE TORNAREM VELHOS RANZINZAS

Há alguns anos a trás quando se pensava em “gente velha” vinha na cabeça uma vovó de cabelos brancos sentada numa cadeira de balanço fazendo tricô, um vovô andando de bengala custando a enxergar o que tinha pela frente.

É, as coisas mudaram e não é de hoje, as pessoas estão cada vez mais ativas e com vigor após os 60 anos, disposição muitas vezes pra fazer o que não fizeram quando eram jovens, mais educadas, higiênicas e espertas no bom sentido da palavra.

Há um tempo atrás fui à casa de um senhor e me deparei com situações que nem sabia como reagir, um senhor aparentemente até novo, forte, com saúde, inteligente e fazendo coisas que... Bem, o senhor arrotava nas pessoas, soltava pum em alto e bom som, resumindo eu não sabia se ria ou se chorava, uma pessoa que reclamava de tudo, até se fazia sol ou chovia, não me parecia ser de mal com a vida, mas só ranzinzisse mesmo. Uma pessoa um tanto quanto difícil e que muitas pessoas até parentes procuravam evitar.

É das coisas que vemos e passamos que procuro tirar lições e essa foi apenas mais uma. Que tipo de velho eu quero ser?

Não quero me tornar uma velha ranzinza que briga com tudo e todos, que implica com os afazeres, sem higiene, sem educação e menos ainda impaciente, não quero que as pessoas me suportem ou me engulam.

Será um desafio continuar e me tornar melhor, admirada, respeitada, amada, forte, vigorosa. Eu sei que a momentos em que a idade vai pesar, mas a coisas que estão acima de números.

Daqui algum tempo o novo será um velho e podemos escolher que velho queremos ser.
Vanessa Morais
Enviado por Vanessa Morais em 23/03/2011
Reeditado em 23/03/2011
Código do texto: T2865420
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
Vanessa Morais
Unaí - Minas Gerais - Brasil, 34 anos
684 textos (612549 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/09/14 23:54)