Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

De trás para frente

Depois de uma certa idade, quando minha mãe queria lembrar de algum fato, da época em que acontecera, da idade que tinha, ou mesmo de algum aniversário, fazia uma verdadeira contagem regressiva. Encadeava fatos e pessoas magistralmente e chegava ao dado que procurava com uma exatidão indiscutível.
Eu estou chegando lá. Sempre que relembro fatos de mais tempo, vou associando de trás para frente, até chegar à época em que aconteceram. É infalível. E é aí que percebo quanto tempo já decorreu. E quantos fatos outros nos são trazidos, que estavam perdidos nas gavetinhas enferrujadas.
Quando em grupos são trazidas à baila lembranças de tempos menos recentes, percebe-se que esse método não é privilégio meu, como não o foi de minha mãe. Por mais que muitas pessoas hesitem em revelar sua idade, não resistem a usar o método da contagem regressiva, quando não seja para revelarem uma boa memória, ou vangloriar-se com o “estive lá”, ou “vi acontecer.”
De certa forma, é uma armadilha gostosa. Emergem lembranças, pessoas, lugares, coisinhas esquecidas, cobertas pela poeira do tempo. Muitas proporcionaram momentos de alegria, ou marcaram época importante, em sua época. Não é porque o tempo as encobriu, que deixaram de ter importância. Na verdade, o tempo se encarregou de proporcionar, na renovação constante, novos momentos importantes a serem lembrados usando a contagem regressiva, talvez pelos nossos herdeiros, daqui há alguns anos. (09/11/06)

Vitoria Lerinha Haubert
Enviado por Vitoria Lerinha Haubert em 10/11/2006
Código do texto: T287095

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Vitoria Lerinha Haubert
Sapiranga - Rio Grande do Sul - Brasil, 71 anos
266 textos (18684 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 12:36)
Vitoria Lerinha Haubert