Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

VARIAÇÕES SOBRE O AMOR

Durante nossa vida, o amor passa por diversas fases...
Saibamos acompanhá-las, para termos relacionamentos duradouros...
Osculos e amplexos,
Marcial

VARIAÇÕES SOBRE O AMOR
Marcial Salaverry

Tive oportunidade de ler um pensamento muito lindo, só que desconheço o autor. É algo que se aplica muito bem a um dos temas mais debatidos no momento , ou seja, a força do amor e como saber usá-lo para que os relacionamentos sejam duradouros. Vejam:
Saber admirar o belo na pessoa amada, é saber amar... Saber perdoar os erros, é saber amar ainda mais.
Verdadeiramente é fácil admirar o belo. O importante, contudo, é saber descobrir o que a pessoa amada tem realmente de belo. Algumas pessoas tem o físico belo. Nesse caso, é fácil descobrir qual a beleza a ser admirada. Porém só o físico não conta. Para que o relacionamento perdure tem que haver "aquele algo a mais". E é essa a beleza a ser descoberta. Aquela beleza interior, que sempre atrai simpatia e carinho por parte das pessoas que sabem "captá-la".
Os parceiros tendo a sensibilidade de "descobrir-se" estão sedimentando o futuro. A descoberta da verdadeira beleza do parceiro (a) é algo importante. E isso, é o saber amar de nosso pensador misterioso. Temos que descobrir as qualidades, cultivá-las, admirá-las.
Não se esqueçam de que a vida a dois não é uma competição. Não devemos "concorrer" com o parceiro (a) para ver quem é o melhor. O que deve haver é um mútuo apoio. Cada um com suas virtudes, com suas belezas interiores ou exteriores, completando-se ao outro. Sempre devemos elogiar as qualidades do parceiro (a). Isso serve de estímulo.
É muito bom sentir-se admirado por quem vive a nosso lado.
Agora, o reverso da medalha. Quando surgem os erros, as adversidades. É exatamente nessa situação que o amor pode dizer a que veio.
Se formos condenar, criticar com severidade os erros do parceiro (a), sem sequer dar-lhe a oportunidade de defesa, estaremos ajudando a matar o amor, o respeito. Os erros sempre existirão. Para minimizá-los, deve sempre existir o diálogo e muito respeito.
Claro que por vezes existem erros imperdoáveis, como a traição, por exemplo. Estes erros, quando surgem, denotam a falta de amor de um dos dois lados. Nesse caso, tudo acabou, pois o amor não pode ser vivido unilateralmente. E se de um dos lados, não existe, não vale a pena ser vivido.
Contudo, é na compreensão que conseguimos superar nossas falhas. E é a força do amor que pode ajudar a nos levantar, quando caímos.
Nunca se esqueçam de que a vida não é feita só de belezas e sucessos. Temos que estar preparados para superar as intempéries, da mesma maneira que encaramos um dia de sol. Com muita serenidade.
E é nessa capacidade de compreensão, é nesse perdão que se solidifica um verdadeiro amor, complementando o acerto de nosso pensador misterioso.
Sem querer ser muito repetitivo, volto a insistir na necessidade de sempre haver nos relacionamentos, de qualquer espécie, uma base feita de amor, compreensão, diálogo e muito respeito.
E assim, sempre será mais fácil ter UM LINDO DIA.


Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 20/11/2006
Código do texto: T296170
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19867 textos (1963497 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 16:53)
Marcial Salaverry