Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

" A PORQUINHA GULOSA"


   Uma  professora resolveu fazer um passeio numa fazenda com as crianças que estudavam em sua escola, e após uma seleção, levara os melhores alunos.
Como os mesmos eram pequenos, ficaram encantados, e a curiosidade tomava contas dos ilustres visitantes. Tudo para eles era novidade, pois nasceram e moravam na cidade e nunca tiveram tão próximo a animais daquele porte.
Assustavam  e maravilhavam se com o relinchar do jegue, o uivado dos cachorros diante da lua, o bramido das vacas, o cantar do galo e o cocoricó das galinhas. Em todos os lugares eram  acompanhados pela professora e pelo dono da fazenda, que  achava-se o centro das atenções. Tudo  as crianças perguntavam e seu Manoel também se sentia um ilustre professor, respondia carinhosamente cada pergunta e com detalhes. Numa das visitas, foi sugerido, por um dos “professores” para visitarem o chiqueiro de porcos, o que foi prontamente aceito por todos.
Chegando ao local, sentiram que apesar de bem cuidado, um cheiro desagradável pairava no ar; frangiram as testinhas, outros colocavam os dedos no nariz, mas como a curiosidade era muita, estavam  extasiados . Ficaram atônitos quando uma porca começou a amamentar seus filhinhos, que gulosamente sugavam o leite materno. Realmente as crianças eram muito inteligentes e nada passava sem que o percebessem. Estranharam quando uma porquinha gorduchinha como ela só, devorava a comida, e mordendo os outros, sentia se a dona do mundo. Quando se fartou a ponto de nada mais precisar  comer, virou-se para o coxo e defecou dentro do mesmo para surpresa das crianças que nunca viram tal procedimento. Um dos meninos ficou tão assustado com o que vira,e não demorou muito para perguntar:
“Seu Manoel, porque a porquinha fez cocô no coxo que acabara de comer”- O senhor  sorriu com um sorriso sem graça e diante da pergunta inteligente , tentou responder:
---Olha, estes porquinhos são animais irracionais, vocês sabem o que são animais irracionais? São animais, que não tem senso de raciocínio, não pensam, e não pensando, não dão conta do grave erro que estão cometendo, entenderam? Mas o menino não ficou muito convencido com a resposta e queria algo mais aprimorado:
“Seu Manoel,somente animais irracionais fazem isso, ou  gente grande também faz assim?”
O senhor  pensou, pensou e diante do silêncio da turma esperando a resposta, resolveu responder como se os mesmos fossem gente adulta:
---Bem, tem gente que faz isto também, mas num sentido figurativo, este recurso na língua portuguesa, tem nome complicado ; chama-se “linguagem conotativa”, quando vocês crescerem um pouco mais, a professora, irá explicar como isto acontece, tá bom?
E agora chega de perguntas, vamos jogar bola e subir nas árvores. Quem ficar por último é mulher do saaapoooo!!!!


                                                                                                                                       
   


Roosevelt Luiz de Souza Souza
Enviado por Roosevelt Luiz de Souza Souza em 22/11/2006
Reeditado em 26/11/2006
Código do texto: T298562

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Roosevelt Luiz de Souza Souza
Osasco - São Paulo - Brasil
58 textos (4473 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 08:08)