Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

DEFININDO A SIMPATIA


Simpatia... um dom interior que todos temos,
apenas alguns não sabem disso...
Osculos e amplexos,
Marcial
 
DEFININDO A SIMPATIA
Marcial Salaverry

Vamos tentar definir o que á simpatia, o que pode ser muito simples de se fazer, partindo-se do princípio que simpatia é uma qualidade de pessoas simpáticas.
Na realidade, é muito simples de explicar.  Simpatia é aquele algo mais que nem todas as pessoas possuem, e que faz chamar a atenção de outras pessoas sobre si.  Digamos que é algo como se fosse uma aura que ostentam, que serve como fonte de atração.
Por exemplo, estando numa reunião, ou numa festa, parece que atraem as atenções gerais. Isso independe do fato de serem ou não atraentes fisicamente.  Contudo, quando se juntam as duas qualidades, ou seja a beleza física e a simpatia, já é covardia.
Conseguem tudo o que querem,  pois dificilmente alguém resiste a seu charme.
O interessante é que geralmente essas pessoas muito simpáticas, despertam sentimentos conflitantes.  Muita gente resiste à simpatia de uma maneira por vezes até agressiva, com um comentário do tipo: Quem ele (ou ela) pensa que é ? O rei (ou rainha) da cocada preta? Esse tipo de comentário às vezes demonstra uma certa inveja, uma certa mágoa de quem gostaria de estar no centro das atenções, mas não tem o mesmo carisma, e fica relegado a uma posição secundária.  E isso as magoa, sendo que muitas vezes não suportam tal situação.
Mas não deve provocar traumas. Não se amofinem.  É tudo uma questão de natureza, que se é mãe para uns, é madrasta para outros.
Contudo, uma coisa é certa. Toda e qualquer pessoa tem sua fonte de simpatia, de atração.  O importante é procurar desenvolver essa qualidade. É saber descobri-la.
Assim, ao invés de procurar os pontos negativos dos outros, o melhor é procurar os seus pontos positivos, e explorá-los.  O benefício será muito maior. Sempre ter em mente que não é mérito nenhum apontar defeitos alheios, o melhor a ser feito sempre é procurar aprimorar-se, descobrir-se.  Assim, ao invés de criticar, procure não ser criticado.  Vamos procurar explorar nosso lado positivo, vamos desenvolve-lo, e assim despertaremos sentimentos de simpatia muito mais facilmente do que se ficarmos tentando diminuir méritos alheios.
A simpatia é um sentimento que nasce à primeira vista.  Sentimo-lo ao primeiro contato com alguém, seja pessoalmente, num mero aperto de mão,  seja virtualmente, no simples ato de  abrir um e-mail.  Vocês já pararam para pensar nisso? Por que será que ao lermos alguma mensagem, alguma poesia, algum escrito, de imediato catalogamos a pessoa como simpática, antipática ou indiferente? O interessante é que esse sentimento acaba perdurando.  Geralmente a primeira impressão é que conta.  Por vezes escrevemos a mesma coisa para duas pessoas, e cada uma a lê de uma maneira diferente, reagindo, uma favoravelmente, e a outra não.  Claro, nunca poderá existir unanimidade.  E se é verdade que não se pode "subir nas nuvens" por alguns comentários elogiosos, também não se pode cair em depressão por algumas críticas  desfavoráveis.  Há que se fazer uma média entre ambos, para ver o que prevalece. Nem todos gostam das mesmas coisas, ou das mesmas pessoas.
Realmente a natureza humana é caprichosa, o que torna a simpatia um sentimento por demais ambíguo.  O porque de simpatizarmos ou antipatizarmos com alguém é um mistério.  E é exatamente aí que reside a beleza desse sentimento.
Agora, definindo tudo: As pessoas simpáticas são aquelas que conseguem atrair a simpatia da maioria das pessoas.  Forçosamente não pode ser simpática a todos, pois, como sempre gosto de frisar, parafraseando Nelson Rodrigues, a unanimidade é burra...
Bem,  simpaticamente desejo que  todos os amigos, sem exceção, tenham UM LINDO DIA.
 
Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 28/11/2006
Código do texto: T303544
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19847 textos (1961988 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 18:57)
Marcial Salaverry