Se tudo muda de geração a geração porque não mudariam os nomes?

De dez em dez anos haverá grandes transformações sociais,dizem os especialistas.Faz sentido.Os da minha geração viram essas coisas acontecerem desde a pílula que libertou a mulher até a Internet que liberou centenas de escritores.

Porque não mudariam os  nomes ?Estou falando de nomes próprios ,é claro,embora alguns sejam bastante impróprios para o cidadão  obrigado  a  conviver com  eles toda a vida.  .

Antigamente,isto é ,outrora ,as moças em flor chamavam-se Margarida,Gardênia,Flora,Petúnia, Violeta; algumas chamavam-se Glória,Felicidade,Bela,Esperança.

Ah,e havia as  Marias :Maria da Natividade,Maria do Céu,Maria de Nazaré,Maria da Anunciação,Maria das Graças,Maria da Fé,entre outras.

Havia nomes mais pesados e pouco femininos como Gertrudes,  , Estefânia, Anastácia,Joaquina, Escolástica, Capitolina, Duculina,esse um nome explosivo se a gente quisesse usar o diminutivo tão comum na Bahia .E nomes doces e suaves como Regina ,Madalena e Odete,

Sobreviveram as Marinas , Marianas e Renatas.As Sílvias e as Lúcias,doces nomes cantados pelos poetas estão em baixa.Como as Lurdes e as Fátimas.

Mas,segundo o IBGE tudo isso mudou.

As moças em flor agora chamadas de gatas,minas, passaram a ser batizadas  de Ana ( o mais procurado na lista),Gabriela,Carolina,Thais,Talita,Fernanda,Flávia,Renata,Marcela,Jéssica,Mayara,Isabella etc.

Os homens deixaram para trás perdidos nas brumas do tempo os Manueis,Pedros,Paulos , Abelardos,Leonardos,Leopoldos,nomes masculinos de peso e respeito, Josés ( para onde foi meu bom José?) Antonios, Alexandres, Ubaldos,João -só ou acompanhado- ,como João Vicente,por exemplo,ambos fora de moda.

As grafias estrangeiras estão bombando  principalmente entre as classes menos escolarizadas.

Sobram os Maicon,Luca,Williams,Diego,Giovanni,Juan,Jean, e um tal de Luan que não sei de onde veio.Ainda temos o Thomas,Kauê,Jonathan...

Imbatíveis continuam os Renatos , Robertos , Brunos,  Marcelos e Felipes.

E por onde andará a Elizabete,meu Deus,que sobreviveu americanizada,Elizabeth?

 Nos anos quarenta ao se aproximar de uma bela donzela o cavalheiro perguntava:

-Qual é a sua graça?

-Graça,ela timidamente, respondia.

Hoje tudo isso perdeu a graça!

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 28/06/2011
Código do texto: T3061836
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.