Passarela
 
 
Outro dia recebi uma mensagem que me impressionou; era sobre as pessoas que  buscam de modo alucinado, a qualquer preço a realização e a felicidade nos chamados bens materiais e nas  pessoas a sua volta.
Era uma visão simples mas que na minha cabeça acabou  complicada...
Pessoas que ficam refém dessas prioridades, tornan-se fúteis, prepotentes e exibidas.
Fazem da vida uma passarela onde apenas desfilam seus complexos e desajustes. Lançam mão de todo recurso imaginado, na maioria das vezes enredam outras pessoas, não se importando se seus atos inconsequentes  possam implicar em desavenças com resultados por vezes trágico, elas apenas vão em frente...
Desfilam e depois desaparecem nos camarins, não marcam presença a não ser quando deixam atrás de si apenas um rastro de discórdia...
Elas necessitam se sobressair, chamar a atenção dos demais ainda que seja pelo ridículo. Carecem de reconhecimento e elogios constantes.Passam da alegria para o choro convulso e descontrolado em segundos.Instáveis, sem equilíbrio emocional  profundamente inseguras, procuram a felicidade nos divertimentos,nas tentações,  e nos caminhos escorregadios da riqueza e da fama.
Se agarramcom unhas e dentes no amor humano, como vampiros sugam a energia e emoção de outra pessoa para suprir sua necessidade de afeto e segurança.
Vivem em função da vida dos outros...
Vivem a vida dos outros ou do outro!
È comum acabarem por se despedaçarem na desilusão, tornando-se presa fácil da depressão tão comum hoje em dia.
O mundo do egoísmo está aí para jogar areia em nossos olhos cegando nosso íntimo, ele acena com meras fantasias de sucesso.
Ai de quem escuta seu apelo, transforma a própria vida num inferno de desejos frustrados, por ambicionarem cada vez mais, ou por mudarem constantemente o foco  do objeto desejado.
È então que se  inicia a incontrolável descida ao desespero da insatisfação.
Como se livrar desse engodo, de suas armadilhas?
Acredito que o segredo esteja em “se conhecer”. Ficar a sós consigo mesmo.
Vai doer?
Vai, e muito!
Dói bastante, desnudar e esmiuçar completamente nosso interior,nossa alma, nossas atitudes sem dó nem piedade sem buscar falsas justificativas para os próprios erros e acertos,pelos atos de maldade ou bondade.
Os que se “desconhecem”, se batem como loucos numa camisa de forças para buscar aprovação dos demais, eternamente contrariados buscam não sabem bem o quê, mas vivem numa busca incessante, enganam a si mesmos constantemente, a distorção é tão grande que se enganam que não se enganam...
Insatisfeitos, mentem, e mentem por que estão insatisfeitos...
É traumatizante perceber que uma pessoa tenta enganar a si mesma... Dá pena!
Ela quer apenas ser feliz, exatamente como todos nós...
Portanto é melhor sentir a dor da busca do auto conhecimento...
Considero na minha insignificante capacidade de tentar entender o ser humano, que esta seja uma procura inútil e frustrante, por que buscam a felicidade e a paz de espírito em lugar errado, não percebem  que essas qualidades estão dentro delas mesmo!
Mas esta não é uma empreitada fácil!
É questão de insistir, de ter persistência em garimpá-las com muita paciência dia a dia, elas se escondem sob os nossos valores
verdadeiros e mais íntimos sentimentos. Esta  luz que nos  dá alegria tem que ser buscada de modo contínuo.
Ela deve guiar nosso caminho com coerência responsabilidade, respeito e a segurança na
definição  clara de parâmetros  que pautem a nossa vida,sem violentar nossos princípios.
Só assim conseguiremos nos amar como realmente somos, com defeitos muitas vezes graves e algumas poucas qualidades, para sermos enfim “completos”.
Tal conhecimento  é a coluna que serve de sustentação para que possamos ter a capacidade abençoada de oferecer respeito e amor a todos e a tudo  que nos cerca.
O amor é incrível, quando sincero é como um espelho que reflete no outro o sentimento emanado, e retorna puro para quem o transmitiu,quando falso, distorce a imagem a torna irreconhecível e enganadora.
Outro dia escrevi que ninguém dá o que não tem.
É verdade, quem não se ama, não sabe amar.
Não sabe o que é doação, desinteresse total pelo que não venha do coração.
Mas veja, não é nada fácil se respeitar, reconhecer seus limites e principalmente ter a audácia de assumir de modo consciente o próprio comportamento.
A maioria é capaz de não nos entender...
Ser astuto é saber ouvir sua consciência, ainda que você finja que não a tem, ou tente sufocá-la, ela sempre estará lá, permanece viva...
Não se iluda que  um dia ela possa partir e te deixar!
Porém é verdade que nunca chegaremos a nos conhecer completamente,
Adoramos  nos iludir e ver apenas o que nos convém,para satisfazer nosso ego,mas a vida é mais esperta, sempre nos apresenta surpresas.
Insistindo para conseguirmos ter uma pequena noção, por menor que ela seja do que realmente somos e desejamos para uma vida tranquila, já está bom.
Compreendo que “viajar” para dentro  de si , é como vencer uma batalha diária,por que nesta guerra as táticas são mudadas a cada dia,a cada momento...
Mas acredite a luta vale a pena, por que desfilar um corpo vazio na passarela da vida é deprimente...



Me desculpo pelas frases que foram publicadas com letras maiores do que as do texto todo, não foi essa minha intenção, não sei que houve...Obrigada pela compreesão.

 
  
Peço licença para usar esta frase e agradecer a Juahrez Alves,  acredito  que ela resume o que aqui foi dito.
“ Quem faz da vida uma passarela, apenas desfila, esquecendo-se que é bem melhor ser "modelo" do que manequim.”

M.H.P.M.