PROJETO LITERÁRIO ANA CRUZ - Mulheres Bantas - Vozes de Minhas Antepassadas

PROJETO LITERÁRIO DE ANA CRUZ

BETO MACHADO - 18/10/11

Desde a minha adolescência eu vinha me recusando a participar de movimentos ou de quaisquer outros tipos de eventos que objetivassem estimular os afro-descendentes a lutarem por isso ou por aquilo; contra isso ou contra aquilo. Por muitas vezes me pus a refletir, me penitenciando com alguns exercícios solitários, na tentativa de buscar causas da minha recusa... Tudo em vão... Desisti antes que virasse crise existencial. Tenho aversão a crises.

Esse prólogo induzirá, talvez, aqueles que conheceram o início da minha trajetória no ambiente literário-musical a estranharem a abordagem ao tema que passo a escrever.

Amanhecia mais um dia de feriado. Mas não era um feriado qualquer não. Era o DIA DA PADROEIRA DO BRASIL e o DIA DAS CRIANÇAS.

Após adentrar à casa e agradecer a DEUS por mais um retorno em paz, vindo da noitada de trabalho na música lembrei do presente que havia recebido de uma cliente mais que especial do BOTECO VACA ATOLADA, na Lapa, Rio de Janeiro, onde canto às terças com o movimento de compositores SAMBA NA FONTE. Era o DVD do PROJETO LITERÁRIO ANA CRUZ Mulheres Bantas - Vozes de minhas antepassadas... Uma brilhante produção de CIDADÃO FREE PRODUÇÕES, com chancelas culturais de respeitáveis entidades como: UERJ, SINDIPETRO, AÇÃO DA CIDADANIA, PROAFRO, FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES, SEMCTUR, COPPIR, FUP, CUT, CONTRAF. A poetisa e escritora ANA CRUZ, mineira com porte e atitudes de RAINHA BANTA sabe o que quer e como fazer.

Máquina ligada, ansiedade de criança que espera por doces, no seu dia, me acomodei e assisti.

E S P E T A C U L A R !!!!!!!!!! A conclusão que cheguei, a respeito do trabalho. Uma comunhão entre técnica e sensibilidade, tanto na escolha dos cenários, dos enquadramentos e dos áudios, quanto pela natural atuação da poetisa recitando sua obra, dando uma interpretação que tangencia a perfeição.

A literatura de ANA CRUZ resgata valores esquecidos até mesmo por mulheres e homens descendentes da etnia BANTA. Tanto a prosa quanto a poesia dessa guerreira, cujas armas são palavras e sensibilidade, brotam de um coração mineiro com tamanha simplicidade que a admiração é imediata e inevitável.

Recomendo essa importante obra aos amantes das letras, dos pensamentos sócio-cultuais e da evolução antropológica que se passa a nossa volta, sem que percebamos o gradativo distanciamento entre nós e nossas raízes.

Não bastasse o rico conteúdo, há na apresentação um esmero digno dos grandes designers, com a arte final assinada por MARIA JÚLIA FERREIRA e fotografia de VITOR JOSÉ PEREIRA.

Os CONTATOS são: 021-71073793 - 021- 87780008 - 021- 86391880

E-mail: poligualdaderacial@yahoo.com.br

Roberto Candido Machado
Enviado por Roberto Candido Machado em 20/10/2011
Código do texto: T3287775
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.