TODA VIAGEM É UMA TENTATIVA DE RETORNO A NÓS MESMOS... [EC]
 

               Circular pelas ruas da cidade é passear por espaços urbanos carregados de significados, de sentidos e de direções que tentam normalizar a circulação dos indivíduos. Mas, paralelo a esta tentativa de normatização há um outro mapa simbólico que opera fronteiras impalpáveis no cotidiano dos habitantes.

      Fronteiras delineadas pelo medo. Medo que tem suas raízes na crescente violência urbana alimentada pelas drogas, pelo trânsito caótico, pela corrupção, pelo descaso com os serviços essenciais a população.

        O mapa do medo se desenha no olhar perdido do idoso desrespeitado em seus direitos, no sorriso amarelo e desdentado dos maltrapilhos, no rosto marcado pela dor da perda de familiares em filas de esperas dos hospitais, pelas lágrimas sentidas em cada funeral de parentes mortos vítimas das muitas formas de violência.

       As artérias que alimentam os rios que compõem a geografia do medo estão repletas de sangue inocente, de crateras abertas pelo sentimento de revolta diante da impotência.

        Este mapa está coberto de corpos sem vidas, sonhos pisoteados, esgotos por onde escoam fios de esperanças transformados em sangue derramado. O mapa do medo é assustador e está espalhado por todos os lugares. Não estamos seguros em casa. Há perigo nas ruas, nos cinemas, nas escolas.

        Prisioneiros desta paisagem sombria teimamos em pintar um sol em nosso olhar; quem sabe conseguimos colocar um pouco de luz nestes espaços!? Fugir desta paisagem desenhada por uma sociedade que não vive o acolhimento, uma sociedade excludente que “normalizou” a força bruta, a esperteza, a malandragem, a ditadura e o poder da violência. 


        Quem sabe reencontramos o caminho que nos leve a uma viagem por outras paisagens!? Uma viagem em busca de nós mesmos. Um retorno ao nosso EU anterior que nos ligue ao outro. Retorno ao lugar seguro, ao aconchego das paisagens conhecidas, dos espaços onde o mapa de nossa vida era desenhado pela confiança. Colorido pela certeza de dias claros e paisagens amenas...
 

 
 Este texto faz parte do Exercício Criativo - Geografia do Medo. Saiba mais, conheça os outros textos: http://encantodasletras.50webs.com/geografiadomedo.htm
Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 06/08/2012
Código do texto: T3816216
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.