GEOGRAFIA DO MEDO (EC)
 
 
“Faça aquilo que você receia  e a
morte do medo será certa”
(Ralph Waldo Elerson – filósofo)
 
 
 
Se eu seguir a geografia de meus próprios medos em qual estrada vicinal eu me perderei? A que me conduz ao medo da morte, da loucura, da velhice, do passado, do futuro ou dos meus próprios pensamentos? Por esta ótica os caminhos são minados e você pode atingir uma região vulcanizada  pronta para entrar em erupção, onde as lavas se constituem na angústia, pavor, inquietação, temor e outras tantas formas inquietantes.
 
Mas, o que vem a ser o medo? Li de Fábio Ferreira Balota, que o medo é o movimento fantasioso que a mente faz na tentativa de repelir, de impedir que um acontecimento indesejável do passado ocorra novamente no futuro. Esta repulsão acaba por reforçar a lembrança da dor. É o apego a dor, apego a ideia da dor, da punição, da vergonha, da humilhação. Tal repulsão é o desejo, a expectativa, a ansiedade de que estas coisas não se repitam,  é o desespero para evitar que venhamos a sentir dor , que venhamos a sofrer. É o apego ao pior, ao ruim.
 
A propósito, se levarmos para o campo comparativo da visão entre racionalistas e empíricos, antes de se deixar levar pelo medo, é bom nunca esquecer também, que as lentes dos óculos determinam o modo como você percebe a realidade, segundo Jostein Gaarder. Ainda Gaarder, tudo o que você vê é parte do mundo que está fora de você mesma; mas o modo como você enxerga tudo isto também é determinado pelas lentes dos óculos e se estas forem vermelhas/escuras, você não pode dizer que o mundo (ou pessoas)é vermelho/escuro ainda que neste momento ele pareça vermelho/escuro.
 
Sabe, medo todos nós sentimos e para ele existem tantas definições, como palavra final deixo mais uma:     medo nasce da comparação entre nossas ações e nossos conceitos, padrões e valores ou das comparações que fazemos entre nós e as outras pessoas o que na realidade também acaba por se remeter a nossos padrões, conceitos, valores, aos nossos julgamentos.
 
                         *****************
 
Este texto faz parte do Exercicio Criativo (EC) sob o Titulo Geografia do Medo, outros textos sobre o mesmo tema é encontrado neste link http://encantodasletras.50webs.com/geografiadomedo.htm 
 
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 06/08/2012
Reeditado em 06/08/2012
Código do texto: T3816300
Classificação de conteúdo: seguro