O PT, O MENSALÃO E A NUMEROLOGIA


 

 

Durval Carvalhal



Pharaohs head — Foto Stock #2296496

 





          Numerologia é o estudo das influências dos números no caráter e no destino da pessoa. Cada número possui um significado simbólico. Segundo Pitágoras, “Tudo no Universo está organizado com os números”.
          Certa vez, numa aula de literatura em uma especialização na Ufba, o professor recorreu à numerologia para explicar o destino trágico de um personagem de Guimarães Rosa. A soma algébrica de várias datas, dia de feriado, dia da morte, idade, número de rua, tudo isso escondia o desfecho nefasto do episódio.
          Lembrei-me dessa aula e comecei a refletir sobre o mensalão, cujo número 11 é a tônica e a grande coincidência, senão vejamos: a expressão “Ação Penal” tem 11 elementos gramaticais (9 letras e 2 acentos); o número do processo, 470, soma 11; a quantidade de ministros é 11; os réus, originariamente, eram 38, cuja somatória é 11. O escândalo deu-se no “Governo Lula” que tem 11 letras; o principal acusado, tido como o chefe do esquema, é “José Dirceu”, que tem dez letras e um acento, portanto, 11. Por fim, os integrantes do mensalão diretamente ligados ao PT são 11 (Dirceu, Genoíno, Delúbio, Silvio, Duda, João Paulo, Gushiken, Paulo Rocha, Anita, Magno e Luizinho). Até hoje, 21/08 (2+1+8 = 11), o Excelentíssimo Senhor Ministro Relator, Joaquim Barbosa, já leu 308 (3+8= 11) páginas. Ao todo, neste texto, o número onze aparece onze vezes (dez acima e uma abaixo).
          O número do processo, 407, tem o seguinte simbolismo: 4 simboliza a cruz, o castigo. O zero é o que existe em estado latente e potencial, e o sete simboliza um ciclo ou período existencial completo, a exemplo da escala musical com 7 notas; o arco iris que tem 7 cores; Os chacras principais que são 7; os dias da criação divina também 7, bem como as maravilhas do mundo, que são 7.
          Por outro lado, o principal partido envolvido no julgamento é o PT, identificado pelo número 13, que é um número azarado, porque, na antiguidade, 12 deuses foram convidados para um banquete, menos o deus do mal, que foi ao evento escondidamente, formando 13 comensais, onde um foi morto. Ora, 12 comensais convidados menos o morto totalizam 11.
          O 13 simboliza o término de um ciclo, o término do velho, segundo a numerologia. Dessa forma, do ponto de vista da ciência que estuda os números, o resultado final do julgamento do mensalão aponta para um desastre para o partido caracterizado pelo número 13, o PT, o que, sem dúvida, será uma pena; ”mais c'est la vie”. Vale a pena esperar pra ver, não?


          OBS: A análise sobre o referido conto de Guimarães Rosa foi sobre um fato já acontecido; e a minha análise é sobre um fato em julgamento, cujo resultado ainda é desconhecido.

 
Durval Carvalhal
Enviado por Durval Carvalhal em 22/08/2012
Reeditado em 10/03/2022
Código do texto: T3843789
Classificação de conteúdo: seguro