O VERBO VOTAR
Faço votos para que possa terminar com sucesso essa empreitada ,já que  o danado deste verbo se presta a tantas coisas,algumas politicamente incorretas,como dar o seu voto,também chamado sufrágio,coisa que me lembra missa de sétimo dia,uma coisa muito chata ,não só para o defunto,digo sufragado,como para quem vai sufragar,pensando em ajudar o morto a galgar um melhor lugar no céu,façanha,para alguns,impossível.
Mas,graças a esse verbo que é transitivo e intransitivo e ,assim,transita pela  gramática,confundindo estudantes ,ás vezes somos induzidos por ele a fazer algumas besteiras ,das quais nos arrependemos depois,como por exemplo,fazer votos perpétuos de castidade,no caso de religiosos ou votos  castradores,como o casamento,por exemplo em que você abre mão de galinhar pelo resto da vida.Pior ainda é dar o seu voto nas eleições,no Brasil ,um direito obrigatório ,coisa que só se vê por aqui,o que nos torna,verdadeiramente,um país peculiar, onde a gente é obrigado a ter direito.Assim ,temos o voto de cabresto,onde manda quem pode e vota quem tem juízo,o voto secreto,misterioso,porque ninguém sabe como votou aquele que recebeu uma graninha para exercer sua cidadania(!),o voto útil,significando que todos os outros são inúteis,o voto em branco,racista,como se deduz,o voto nulo,o meu favorito e a maneira que temos para driblar o sistema que insiste em nos cobrar um direito que não desejamos que é escolher nossos dessemelhantes para nos governar em benefício deles mesmos;o voto no sentido de desejo- faço votos para que você seja feliz,passe no vestibular ,tire a maga –sena ou caia na malha fina,ou no rio ou nas malhas da lei,isso para nossos inimigos e desafetos,que eles bem merecem.
Por conta dessas cinco irritantes palavrinhas,temos que comparecer de dois em dois ou de quatro em quatro anos,perante as urnas ,coisa que também lembra morte – urna funerária,por exemplo  - para cumprir nosso dever cívico.
Sem a comprovação do voto  não podemos pedir um empréstimo,tirar um documento,receber o salário (se for funcionário público,abrir empresa etc,etc,etc
Dizem as más línguas que ,quando depois de um certo tempo se abrem as urnas,eleitorais ou funerárias o mau cheiro é o mesmo.
Antigamente ,as mulheres e os analfabetos não votavam;mas,o que é bom dura pouco daí eu penso:-será que agora que os analfabetos votam não deveríamos criar o Ministério da Falta de Cultura?
Afinal,adoramos criar ministérios.
O Brasil adora votar;votamos para síndico,para miss, nas CPIs,para eleger a melhor empresa  - e ,a pior,também –votamos em concursos literários,no melhor jornalista,músico,escritor,até no cachorro mais bonito.
Visto de longe,de ,onde dizem, Armstrong viu a nossa terra,as pessoas podem pensar que somos o país mais democrático do globo.Pois,sim!
Me engana que eu gosto!