Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Brazilian dream



Rosa Pena


O major veio transferido de Washington para o Rio de Janeiro. Aqui ainda era capital.

Quando a família de americanos instalou-se na casa bem ao lado da minha, mamãe contou-me que minha irmã mais velha ficou toda metida. Afinal, naquela época americano era show, Broadway, rock'n roll. O major Lincoln, dona Margareth, Beth, a filha mais velha, Fred, o do meio, e Roberto, o caçula, eram na nossa rua o sinônimo de poder.

Sabem como é, né? American way of life.

Os brinquedos deles eram tudo de bom que a gente sonhava: patins, bikes, bonecas com olhos que mexiam, bebês de borracha mole, e tia Meg tinha liquidificador, batedeira elétrica, aspirador pequeno, quase portátil. Perto do tiranossauro lá de casa, era espetacular. Eles eram um filme da Metro-Goldwyn-Mayer ao vivo.

Não eram metidos à besta não, pelo contrário. Eu  bem menina e não me lembro bem dos pequenos detalhes. Ficou registrado, no entanto, em minha memória e em fotos, o começo do meu american dream, e Bob virou meu amiguinho inseparável, segundo as más línguas (minhas irmãs), meu primeiro namorado. Será que foi o meu primeiro amor?

Trocamos muitas figurinhas e jogamos juntos, no telhado de minha casa, nosso primeiro dentinho de leite que caiu, para crescerem outros bem fortes. Demos beijinhos nos dodóis e ficamos de castigo juntos.

Sentimos medos dos mesmos monstros e tivemos heróis quase iguais.

Quando estávamos com sete aninhos, o major se foi.

Eu cresci e o meu dream mudou radicalmente. Passei a querer ser noiva do Guevara. Lembrei-me de Bob poucas vezes depois que ele se foi, uma delas durante a guerra do Vietnã. Imaginei se meu amigo amado, o mesmo que me ensinou a andar de velocípede, estaria entre aquelas bombas.

Tornei a pensar nele no tal onze de setembro.

Concluí que talvez Bob é que tenha tido um brazilian dream no decorrer de sua vida.



livro PreTextos

Rosa Pena
Enviado por Rosa Pena em 30/07/2005
Reeditado em 27/09/2015
Código do texto: T38943
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
Rosa Pena
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
960 textos (1413814 leituras)
48 áudios (24765 audições)
33 e-livros (28998 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 05:11)
Rosa Pena

Site do Escritor