CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE



ANTONI BIGCUORE CASAGRANDE*


A palavra homeostático vem de homeostase, termo da biologia que significa equilíbrio de todo e quaisquer seres vivos. Eu escrevia meu livro A Saúde da Alma e do Corpo, quando falava do estresse, que me veio esta inspiração da minha tese do EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE. Que significa este “palavrão”?

O estresse, por exemplo, é a quebra da homeóstase do organismo humano. Ele se desequilibra quando isto ocorre.
Daí, resolvi aprofundar o tema. Na minha modesta concepção o equilíbrio homeostático da personalidade, significa a HARMONIZAÇÃO DOS FATORES ESPIRITUAL, FÍSICO E EMOCIONAL, redundando no equilíbrio da personalidade, na felicidade, enfim.

Entendo que o ser humano deve ser visto e analisado de maneira global. Não se pode dissociar um fator do outro. Todos devem agir sinergicamente para poder atingir-se o equilíbrio.

Todo ser humano, consciente ou inconscientemente busca este equilíbrio, pois ele representa, no meu ponto de vista, a felicidade humana, o supremo bem estar!

Dos três fatores, o mais importante, reputo, é o espiritual-religioso. Os demais vêm num segundo plano. A relação homem e Deus, esta relação vertical, é muito importante para dar equilíbrio às ações humanas.

O ser humano nasceu para ser feliz, para amar verdadeiramente tudo o que Deus criou. Mas o orgulho atrapalha tudo. O “lado maligno” do ser humano, é que sempre joga “farofa no ventilador” da existência humana.

A soberba, a cobiça, a luxúria, a inveja, eis os grandes vilões da felicidade humana. O coração quando não é convertido para Deus, ele se ilude com uma “fantasia” criada, sobretudo pela mídia, que para ele “vende”, a idéia de felicidade plena, visando a consumir coisas, bens materiais e toda parafernália eletrônica, como sendo meios de usufruir do elixir da longa vida e da auto estima.

O FATOR FÍSICO. Engloba tanto a parte de exercícios físicos como, principalmente, a alimentação como um grande fator de prevenção e cura de doenças. E o lado emocional é o grande problema do ser humano.

Como gerenciar as emoções e sentimentos, sobretudo, os negativos, tais como, raiva, ódio, ciúme excessivo, inveja, tristeza, angústia, depressão etc., para que elas (emoções ) não influenciem negativamente a nossa saúde.

Em síntese, para se chegar ao topo do equilíbrio homeostático, existe um longo caminho a ser percorrido. Mas não é impossível, jamais!. É uma questão de educar a vontade de exercitar diariamente este equilíbrio.
 
Requer principalmente uma coisa: DETERMINAÇÃO! Sem ela não se chega a nenhum porto seguro!.
==========================================
Amigos e amigas, eu sugiro que vocês leiam as minhas crônicas que estão no saite:(http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
), cujos títulos são: PERSONALIDADE HOMEOSTÁTICA e CAMINHOS PARA A SAÚDE INTEGRAL. Nelas vocês encontrarão esta tese do equilíbrio homeostático da personalidade, em detalhes. Obrigado pelo carinho de sua visita! Deus o(a)abençoe sempre!!!
----------------------------------------------------------------

(*)Antoni BigCuore. Autor é Escritor, nutrólogo e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o Planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER - http://antonibigcuore.blogspot.com (vida saudável integral: espírito, mente, corpo e equilíbrio homeostático).               (sp.sp. 27.02.2007,domingo, às 10:07 hrs.)



ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 25/02/2007
Reeditado em 11/06/2013
Código do texto: T392760
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original.

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 67 anos
1985 textos (672707 leituras)
83 áudios (35120 audições)
1 e-livros (129 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/09/14 06:16)