Engrenagens

Peças. Grandes conseqüências, pequenas ações: tal relação nunca deixa de me impressionar. Sem saber ou estar querendo podemos impulsionar mudanças nas vidas das pessoas, interferindo em suas decisões. Pois assim uma ‘achegada’ conta: que se hoje vive na Alemanha deve a algo que um dia eu lhe falei. Eu digo que é exagero e agora explico: quando nos conhecemos, ela estava atordoada com a língua ‘y otras cositas más’, perdida na confusão que toda fase de adaptação traz. Descendente de alemães nascida no Brasil, ela havia já feito visitas e até intercâmbio nas terras de Teutates, mas língua é justa e manhosa: não usou, enferruja, só aparece quando a necessidade está e permanece. Se as crianças, que são crianças, precisam de uns três anos para dominar relativamente as que ouvem todos os dias, imagine alguém passado dos trinta que só ouviu CDs e fez umas aulas de quando em vez para refrescar?! Pense! Ela falou: vou voltar para o Brasil e aprender Alemão primeiro, depois volto para cá. Ao que eu comentei: Pô, você está na Alemanha e quer aprender Alemão no Brasil?! Não faz sentido... Pronto! Deu-lhe um estalo no cascalho e de lá para cá, ela conta, sua vida começou a mudar. Na tempestade de areia fechamos os olhos, e com olhos fechados o óbvio é difícil ver. Ajudei-a a encontrar um curso de línguas, ela logo arrumou apartamento, amigos e do resto a vida se encarregou. Hoje ela trabalha para uma multinacional, tem vida própria e está bem. Outro dia ela veio de visita e recordamos esse começo. Com ou sem exagero, fui uma peça nas engrenagens de sua vida, assim como uma peça-chave na minha fez-me alterar hoje cedo a foto do meu perfil. O que é corriqueiro para muita gente, para mim foi um importante marco: uma nova etapa começou.

Texto originalmente publicado no Bluemaedel

Helena Frenzel
Enviado por Helena Frenzel em 29/10/2012
Código do texto: T3958649
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.