A MELHOR PARTE DE AMAR
Guida Linhares

Quanto mais caminhamos, mais percebemos que nada sabemos. Qual será a melhor parte de amar?
Talvez seja o momento que vai poder definir isso. Senão vejamos. Nos enamoramos de alguém, casamos e temos a intenção de permanecer juntos até que a morte nos separe, ou talvez quem sabe, sejamos almas gêmeas na eternidade.
Doce ilusão que acalenta o coração humano. O amor eterno, o sonho da cumplicidade atravessando as dimensões infinitas.
Quando somos muito jovens acreditamos que o amor verdadeiro vai nos levar ao paraíso e muitas vezes leva. Porém somos humanos e com o tempo mudamos. Algumas coisas caem na rotina e os relacionamentos com o passar dos anos vão se transformando. O amor, sentinela fiel, sinaliza a união, já consolidada com a presença de filhos e/ou netos e assim o casal vai atravessando os portais da existência, lado a lado, em fiel comunhão.
Porém, quando os sonhos são diferentes e vem a difícil escolha, em algum trecho da caminhada, até que ponto um ou o outro abrirá mão dos próprios sonhos, para realizar o sonho do outro? E este outro, abrirá mão do seu sonho, por conta das demandas do parceiro?
A vida parece simples e o amor permeia as atitudes. Todavia num momento em que nem sempre o melhor parece ser a permanência juntos, mas sim a concessão da liberdade mútua, as decisões em conjunto precisam ser tomadas.
Amar também é conceder a liberdade para o outro. Se isso contribuir para a felicidade, embora distantes, o amor sendo tão forte que um torça pelo outro, talvez seja essa a melhor parte? Abrir mão do amor pelo outro e deixá-lo seguir o seu próprio caminho, ciente de que na vida material, nada é nosso e nem eterno.
Há mistérios na vida humana, em que o destino de cada um pertence à esferas que sequer imaginamos quais sejam, e assim tateamos no escuro, tendo como luz a nos guiar, apenas o amor sagrado a Deus.
Quem sabe nos aguarda um amor maior, o amor universal que abrange a tudo e a todos, acolhendo a família fraterna formada pela união dos corações uníssonos, e de todos aqueles necessitados de uma palavra amiga, um afeto, um abraço, um sorriso.
A melhor parte do amar talvez seja acessar essa fonte da amorosidade, dentro de cada um de nós e deixar jorrar as águas benditas por onde passarmos, sem medo de sermos felizes.

Santos/SP/Brasil
19/10/12

Participação na Ciranda Poética
"A melhor parte de amar"
do Portal A Era do Espírito,
por um mundo novo e melhor.